O USO DE JOGOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS PARA CRIANÇAS NA PERSPECTIVA DE PIAGET

Autores

  • Antonia da Silva Pereira Autor
  • Alexandra Gonçalves da Silva Autor
  • Claudia Rosana Speiss Ferreira Autor
  • Leandra Rafaella França Mancuso Autor
  • Lindomar da Rocha Autor
  • Lívia Maria Rolim Dourado Autor
  • Luciana de Souza Padilha Autor
  • Luzanira dos Santos Ferreira Autor
  • Maria Madalena de Matos Taveiras Autor
  • Sirley Aparecida Tristão Autor

DOI:

https://doi.org/10.63330/aurumpub.018-035

Palavras-chave:

Jean Piaget, Jogos, Construção de conceito matemático

Resumo

Nesta pesquisa nos propomos investigar acerca da importância dos jogos na construção dos conceitos matemáticos por crianças. Com o objetivo de compreender a importância dos jogos no desenvolvimento da construção de conceitos matemáticos com base na teoria piagetiana. Realizamos uma pesquisa bibliográfica, com aporte teórico de vários autores, como, PIAGET (1975, 1976), KISHIMOTO (1997) e KAMII (1990), dentre outros. No decorrer da pesquisa compreendemos que a criança nem sempre foi valorizada, era vista como um adulto em miniatura até o começo da idade moderna. O mundo da criança é permeado de jogos, de brincadeiras. Muitas são as categorias existentes sobre os jogos, em cada categoria estão agrupados diversos tipos de jogos. Estes jogos de acordo com Piaget podem nos ajudar na construção e na apropriação de conceitos matemáticos. Após o estudo realizado podemos considerar que a aprendizagem acontece de maneira significativa enquanto a criança brinca, e o jogo é uma atividade que favorece a criança a iniciar os seus primeiros passos para a sua aprendizagem, e também é um dos “sinalizadores” para identificarmos como está ocorrendo o processo de desenvolvimento da aprendizagem infantil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARIES, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro. LTC, 1978.

BRASIL. Ministério de educação e Desporto. Secretaria de educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil: a criança. Brasília: MEC/SEF, 1998. Vol.1, p.27-54.

________. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação física. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BROUGÈRE, Gilles. Será que o brinquedo é educativo? In.: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.) et al. Brinquedos e Companhia. São Paulo: Cortez, 2004. Cap.8, p.197-222.

COSTA, Cíntia. Como jogar bola de gude. Disponível em: http://criancas.hsw.uol.com.br/bola-de-gude.htm. Acesso em: 19 set. 2023.

FARIA, Anália Rodrigues de. O Desenvolvimento da criança e do adolescente segundo Piaget. 4.ed. São Paulo: Ática, 1998.

GIL, Antonio Carlos. Como classificar as pesquisas? In: _______________. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.ed.São Paulo: Atlas, 2010. Cap.4, p.25-43.

JACYNTHO, Elenir Nascimento. A importância da brincadeira na educação Infantil. Rondonópolis, 2011. Monografia (curso de Pós-Graduação em Educação Infantil) – Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais – Campus Universitário de Rondonópolis – UFMT.

KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação com escolares de 4 a 6 anos. 11.ed. Campinas, SP: Papirus, 1990.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. In.:__________________ (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1997. Cap.1, p.13-43.

LERBERT, Georges. Piaget. São Paulo: Ed. Nacional, 1976.

Nallin, Claudia Góes Franco. N149m Memorial de Formação: o papel dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil / Cláudia Góes Franco Nallin. -- Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Programa Especial de Formação de Professores em Exercício da Região Metropolitana de Campinas (PROESF). Campinas, SP: [s.n.], 2005.

ORIGEM dos Jogos e Brincadeiras. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/32269//origem-dos-jogos-e-brincadeiras#ixzz2pLTYZfaQ. Acesso em: 03 out. 2023.

PIAGET, Jean. A construção do real na criança. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

____________. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho imagem e representação. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

_______ Autobiografia e O nascimento da inteligência. Ediciones Caldén, Buenos Aires, 1976.

____________. Seis estudos de Psicologia. 1.ed. rio de Janeiro: Forense, 1967.

___________. O raciocínio na criança. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

SAPEDE, Brasilina Marcos Ismael. Brincadeiras na Educação Infantil. Rondonópolis, 2007. Monografia (curso de Especialização em Educação Infantil) – Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais – Campus Universitário de Rondonópolis – UFMT.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez de Souza Vieira; CÂNDIDO, Patrícia Terezinha. Brincadeiras Infantis nas aulas de matemática. Porto Alegre: Artmed, 2000, p. 21-33.

UJIIE, Najela Tavares. Educação, criança e infância no contexto das ciências sociais. Revista Guaicará, vol.25, n°1, 2009. Disponível em: revista.unicentro.br/index.php/guaicará/article.

Downloads

Publicado

2025-11-28

Como Citar

O USO DE JOGOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS PARA CRIANÇAS NA PERSPECTIVA DE PIAGET. (2025). Aurum Editora, 468-483. https://doi.org/10.63330/aurumpub.018-035