FUNDAMENTOS DA INFÂNCIA E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores

  • Antonia da Silva Pereira Autor
  • Susana da Silva Ribeiro Autor
  • Simeibe Conceição dos Anjos Autor
  • Roseli Nunes da Silva Rodrigues Autor
  • Lívia Maria Rolim Dourado Autor
  • Leidiane Machado Pessoa Autor
  • Leandra Rafaella França Mancuso Autor
  • Érica Maiara Araújo Santos Autor
  • Edilene Ramos Texeira Autor
  • Rosângela de Oliveira Silva Autor

DOI:

https://doi.org/10.63330/aurumpub.028-006

Palavras-chave:

Infância, Desenvolvimento infantil, Piaget e Vygotsky, Educação infantil

Resumo

No presente texto apresentaremos fundamentos teóricos sobre a infância, buscando articular as contribuições de Piaget, Vygotsky e estudos históricos. Inicialmente, apresentaremos a trajetória de Jean Piaget e suas contribuições no estudo do desenvolvimento da epistemologia genética, enfatizando como a construção do conhecimento por meio da interação entre sujeito e meio, nos estágios do desenvolvimento cognitivo. Abordaremos a evolução histórica da concepção de infância, desde a visão medieval de criança como “adulto em miniatura” até sua valorização na modernidade, conforme discutido por Ariès e demais pensadores como Comenius, Rousseau, Montessori e Freinet. Abordaremos concepções contemporâneas de desenvolvimento e aprendizagem, ressaltando a importância das interações sociais, do brincar e da mediação pedagógica, conforme Vygotsky. Por fim, apresentaremos a infância como direito garantido pela Constituição de 1988, destacando desafios na efetivação das políticas públicas e o papel da educação infantil no desenvolvimento integral das crianças, considerando aspectos cognitivos, sociais e afetivos

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARIES, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro. LTC, 1978.

BRASIL. Ministério de educação e Desporto. Secretaria de educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil: a criança. Brasília: MEC/SEF, 1998. Vol.1, p.27-54.

________. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação física. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Secretaria de Educação. Brincar. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília-DF: MEC/SEF, 1998. V1, V2 e V3.

CAMPOS, J. A. P. P.; BACARJI, K. M. G. D’AVILA; SOUZA, T. N.; PARREIRA, V. L. C. Psicologia da Educação. Batatais: Claretiano, 2013.disponivel:https://pt.scribd.com/document/447895939/PsiEdu-PEGE-pdf-livro-psicologia-da-educacao.

PIAGET, Jean. A construção do real na criança. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

____________. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho imagem e representação. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

_______ Autobiografia e O nascimento da inteligência. Ediciones Caldén, Buenos Aires, 1976.

____________. Seis estudos de Psicologia. 1.ed. rio de Janeiro: Forense, 1967.

___________. O raciocínio na criança. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

UJIIE, Najela Tavares. Educação, criança e infância no contexto das ciências sociais. Revista Guaicará, vol.25, n°1, 2009. Disponível em: revista.unicentro.br/index.php/guaicará/article.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2003.

Downloads

Publicado

2025-12-08

Como Citar

FUNDAMENTOS DA INFÂNCIA E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NO CONTEXTO EDUCACIONAL. (2025). Aurum Editora, 59-70. https://doi.org/10.63330/aurumpub.028-006