FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR NA INTERFACE ENTRE INCLUSÃO E SUSTENTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.63330/aurumpub.012-065Palavras-chave:
Formação de professores, Educação inclusiva, SustentabilidadeResumo
A complexidade dos desafios socioambientais contemporâneos demanda uma reconfiguração da educação, posicionando a formação de professores como um eixo estratégico. Contudo, a preparação docente frequentemente aborda a educação inclusiva e a sustentabilidade de forma fragmentada, gerando uma lacuna entre as políticas educacionais e a prática pedagógica. Nesse contexto, o presente artigo teve como objetivo analisar, por meio de uma revisão de literatura, as bases conceituais, os desafios e as propostas para a formação de professores na interface entre esses dois campos. A metodologia consistiu em uma revisão de literatura de natureza qualitativa, com análise de conteúdo temática de 13 artigos científicos em língua portuguesa, selecionados a partir de critérios de relevância e atualidade. Os resultados indicam uma forte convergência teórica e ética entre inclusão e sustentabilidade, ambas fundamentadas em princípios de justiça, cuidado e crítica a modelos excludentes e predatórios. No entanto, a literatura aponta de forma consensual que a estrutura curricular disciplinar e desarticulada dos cursos de licenciatura é o principal obstáculo para a efetivação dessa interface. Conclui-se que a superação desse desafio exige uma mudança paradigmática na formação docente, transitando de um modelo conteudista para uma abordagem integrada e interdisciplinar. O estudo contribui ao sistematizar este campo de conhecimento emergente e ao oferecer subsídios para a reestruturação de políticas e práticas formativas mais alinhadas às demandas do século atual.
Downloads
Referências
COSTA, Daianny Madalena; MACHADO, Alice Mattos. Formação continuada reflexiva–percursos da gestão a favor do saber docente. EccoS–Revista Científica, n. 69, p. e24593-e24593, 2024.
DA SILVA, Thallita Nascimento; SCHNORR, Samuel Molina. Diálogos entre Educação em Ciências, Educação do Campo e Decolonialidade: uma análise da produção acadêmica brasileira (2002 a 2022). Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 9, p. e19211-e19211, 2024.
DE SOUZA, Cintia Máximo. Metodologias ativas na educação contemporânea: Desafios e estratégias para a prática docente eficaz. Revista Educação Contemporânea, v. 2, n. 1, p. 370-377, 2025.
DE SOUZA, Rafael Santiago; OLIVEIRA, Kelly Santiago; SILVA, Selma Conceição Freitas. Sob a ótica das interseccionalidades: Marcadores das diferenças e a formação de educadoras/es. REN9VE-Revista Científica Campus XIX-UNEB, v. 3, n. 5, p. 6-27, 2024.
FORTUNATO, Ivan; RODRÍGUEZ, Milagros Elena. Ecopedagogia ecosófica planetária complexa: Um ensaio Freireano. Caderno de Geografia, v. 35, n. 81, p. 560-560, 2025.
GATTI, Bernardete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, v. 31, p. 1355-1379, 2010.
KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. Educar em revista, p. 61-79, 2011.
LACERDA, Luiz Felipe. Ecologia integral, justiça socioambiental e bem viver. Ecologia integral: abordagens (im) pertinentes, v. 2, p. 177-200, 2020.
SANTOS, Jéssica de Andrade; TOSCHI, Mirza Seabra. Vertentes da Educação Ambiental: da conservacionista à crítica. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, v. 4, n. 2, p. 241-250, 2015.
SILVA, Claudia Lopes da; LEME, Maria Isabel da Silva. O papel do diretor escolar na implantação de uma cultura educacional inclusiva. Psicologia: ciência e profissão, v. 29, p. 494-511, 2009.
VIEIRA, Mao. Integrando a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS na Disciplina de Projetos Sociais/IFCE. RCMOS-Revista Científica Multidisciplinar O Saber, v. 1, n. 1, 2024.
VOLTAS, Fernanda Quatorze; NOGUEIRA JÚNIOR, Sérgio Pereira; SAUL, Alexandre. A permanente construção da adesão à Pedagogia Crítico-Libertadora: trajetórias de educadoras freireanas em foco. Revista e-Curriculum, v. 22, 2024.
ZERBATO, Ana Paula; MENDES, Enicéia Gonçalves. Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Educação Unisinos, v. 22, n. 2, p. 147-155, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rúbia Tatiana Santana de Souza Frederico, Núbia Paulo de Costa Andrade, Andressa Santana da Batista, Edna Margarita Pardo Prieto, Thayná Felizardo dos Santos, Christian Douglas Oliveira Araújo, Samuel Cunha Costa, Tiago Henrique da Silva, Douglas Carvalho Cordeiro, Maria Gabrielle Marques Ribeiro (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.