OS DESAFIOS, LIMITES E POSSIBILIDADES DIANTE DA INCLUSÃO DE ALUNOS NEURODIVERGENTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS – PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.63330/aurumpub.010-005Palavras-chave:
Inclusão, Neurodivergentes, Ensino de Ciências e Biologia, PiauíResumo
A legislação do Brasil assegura que todas as pessoas devem ter acesso à rede regular de ensino, e nesse ínterim, as pessoas neurodivergentes. Neste trabalho intenciona-se analisar a inclusão de alunos neurodivergentes no ensino de ciências e biologia das escolas regulares públicas estaduais da cidade de Cajazeiras – PI. A pesquisa é exploratória, de natureza aplicada, qualitativa, visando compreender as dinâmicas, comportamentos e interações no ambiente educacional. Optou-se por essa metodologia, a fim de buscar uma imersão direta no contexto estudado, permitindo capturar nuances que outras formas de coleta de dados poderiam não revelar. Os resultados serão apresentados por nuvem de palavras criados através do Tagul e posterior análise crítica fruto da observação pessoal e da percepção do pesquisador. A inclusão de alunos neuroatípicos no ensino de Ciências e Biologia na cidade de Cajazeiras, Piauí, apresenta um cenário complexo, repleto de desafios, mas também de vastas possibilidades. Para que essa inclusão seja efetiva, é fundamental que a escola e os educadores estejam preparados para adaptar metodologias, materiais e o próprio ambiente de aprendizado. Um dos principais desafios reside na formação dos professores.
Downloads
Referências
BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf . Acesso em: 26 ago. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 02 nov. 2023.
CARVALHO, A. M. P. Ensino de ciências por investigação: condições de implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
COUTO, M. E. S. A aprendizagem da docência de professores em curso de formação continuada na modalidade a distância. Anais...VIII Congresso Estadual Paulista Sobre Formação De Educadores-2005.
FIGUEREDO, R. V. Políticas de inclusão: escola - gestão da aprendizagem diversidade. In: Políticas organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Rosa, D. E. G.; Souza, V. C.; Veiga-Neto, A. (org.) Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 2000.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.
ODOM, S.; WONG, C. Connecting the dots: Supporting students with autism spectrum disorder. American Educator, v. 39, n. 2, p. 12-20, 2015.
OLIVEIRA, C.; MENDONÇA, F.; BRÍCCIA, V. A percepção sensorial em uma proposta investigativa¿:uma abordagem com crianças com transtorno do espectro autista do AEE. Anais... 2º Encontro de Ensino de Ciências por Investigação ,2020.
ORTEGA, F. O corpo incerto: corporeidade, tecnologias médicas e cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
PONTE, J. P. Da formação ao desenvolvimento profissional. In: Actas do Profmat, 1998. Lisboa, APM, p.27-44. Disponível em: http://www.educ. fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/98-Ponte(Profmat).rtf. Acesso em 11 dez. 2023.
VILARONGA, C. A. R.; MENDES, E. G.; ZERBATO, A. P.. O trabalho em colaboração para apoio da inclusão escolar :da teoria à prática docente. Interfaces da Educação, v.7, n.19, p.66-87, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Flávia Dallyne Pereira Lima da Silva, Lucas Costa da Silva, Maria Gardênia Sousa Batista, Nancy Nayra Coutinho Freitas Marques (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.