PARA ALÉM DA BIOLOGIA: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ELEMENTO CENTRAL NOS PPCS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.63330/aurumpub.015-011Palavras-chave:
Projeto político pedagógico, Universidade pública, Educação ambientalResumo
Este artigo analisa a inserção da Educação Ambiental nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de Licenciatura em Ciências Biológicas. O estudo, de abordagem qualitativa, utilizou a análise documental como método principal para investigar como a EA é abordada e integrada nos currículos, tendo sido o alvo desta pesquisa cinco cursos ofertados em uma universidade pública na modalidade presencial e híbrida. Buscamos ir "além da Biologia", compreendendo a Educação Ambiental não apenas como um conteúdo disciplinar, mas como um princípio orientador que deve permear toda a formação do futuro professor. Os resultados mostram a EA inserida como disciplina específica ou tratada de forma transversal e interdisciplinar nas disciplinas de Prática Pedagógica. O estudo demonstrou a importância de uma reformulação nos PPC, promovendo a EA como um eixo transversal e central, capaz de capacitar os licenciandos a atuar como agentes de transformação, preparados para lidar com os complexos desafios socioambientais da contemporaneidade.
Downloads
Referências
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília: MEC, 2012.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 28 abr. 1999.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. Campinas: Papirus, 2004.
JACOBI, Pedro. Educação ambiental: o desafio da formação de professores. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2., 2003, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: PPGEA, 2003. Disponível em: [endereço URL, se houver]. Acesso em: 9 set. 2025.
LAYRARGUES, Philippe Pomier. A educação ambiental e a formação de educadores. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier (Org.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2006. p. 81-100.
LAYRARGUES, Philippe Pomier. O cinismo da educação ambiental: a falácia da sustentabilidade como solução mágica para a crise ambiental. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Trajetória e fundamentos da educação ambiental no Brasil. Rio de Janeiro: Quartet, 2006.
REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2011.
REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2007.
SATO, Michèle. Educação ambiental: notas para a ação. São Carlos: RiMa, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Beatriz Muniz de Sousa, Fernanda Barbosa da Silva, Maria Gardênia Sousa Batista, Roselis Ribeiro Barbosa Machado (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.