DA TEORIA À PRÁXIS: A SAÍDA DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Artur Filipe de Oliveira Costa Autor
  • Jefferson Lucas dos Santos Pereira Autor
  • Maria Gardênia Sousa Batista Autor

DOI:

https://doi.org/10.63330/aurumpub.020-050

Palavras-chave:

Saída de campo, Ensino de Ciências Biológicas, Metodologia de ensino

Resumo

A saída de campo é uma metodologia didática essencial no ensino de Ciências Biológicas, atuando como uma ponte entre o conhecimento teórico (sala de aula) e a realidade prática (ambiente natural ou laboratorial). Este recurso pedagógico oferece aos discentes a oportunidade de vivenciar o objeto de estudo, promovendo a observação direta, a coleta de dados e a análise contextualizada. A visita realizada à Embrapa Meio-Norte, em Teresina/PI, dentro da disciplina Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas, teve como finalidade vivenciar esse tipo de prática pedagógica. A Embrapa é uma instituição de referência em pesquisas agropecuárias, desenvolvimento tecnológico e inovação voltados para a agricultura sustentável e para o fortalecimento da ciência no Brasil. A escolha desse espaço se justifica pela diversidade de pesquisas desenvolvidas, que possibilitam relacionar a Biologia e as Ciências Naturais com temáticas como biotecnologia, ecologia, conservação ambiental, melhoramento genético e sustentabilidade. Essa atividade representou, portanto, uma oportunidade de ampliar a formação acadêmica dos estudantes, ao mesmo tempo em que estimulou reflexões sobre o papel do professor na mediação de práticas de ensino inovadoras e contextualizadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2008.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Embrapa Meio-Norte. Disponível em: https://www.embrapa.br/meio-norte. Acesso em: 11 de set. 2025.

BIZZO, Nélio. Ciências: fácil ou difícil? 2. ed. São Paulo: Ática, 2009.

FALK, John H.; BALLARD, Heidi L. Field Trip Learning: The Power of Out-of-Class Experiences. New York: Routledge, 2017.

FERREIRA, Eliane G.; LOPES, José. Saída de Campo como Estratégia de Ensino: A Visão de Alunos do Ensino Médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 3, p. 41-59, 2015.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Harbra, 2008.

Downloads

Publicado

2025-11-18

Como Citar

DA TEORIA À PRÁXIS: A SAÍDA DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. (2025). Aurum Editora, 666-675. https://doi.org/10.63330/aurumpub.020-050