SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA (SEI) PARA A COMPREENSÃO DA DESCARBONIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM TEMAS CLIMÁTICOS

Autores

  • Talvany Luís de Barros Autor
  • Joira Mara Fernandes de Paiva Costa Autor
  • Paulo Lopes Sobrinho Autor
  • Lorran André Moraes Autor
  • Maria Gardênia Sousa Batista Autor

DOI:

https://doi.org/10.63330/aurumpub.017-007

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Didática de Ciências Naturais, Ensino por Investigação, Transição Energética

Resumo

Este trabalho desenvolve e propõe um programa estruturado voltado à promoção da descarbonização, entendida como o processo de redução sistemática das emissões de Gases Efeito Estufa (GEE). Diante da crescente relevância da crise climática, intensificam-se os debates sobre padrões de consumo, adoção de energias mais limpas e diminuição das emissões de GEE que afetam diretamente o equilíbrio climático. A proposta fundamenta-se na aplicação da Sequência de Ensino Investigativa (SEI) como metodologia de ensino, visando promover uma mudança cultural e cognitiva que favorece a formação, o engajamento e a autonomia no ambiente educacional. As atividades desenvolvidas estimulam à reflexão, discussão coletiva, a construção de argumentos e a resolução de problemas práticos, em contraposição ao modelo de ensino tradicional de ensino de Ciências entrado na memorização. Dessa forma, a abordagem permite que os estudantes não apenas compreendam os conceitos associados à descarbonização, mas também vivenciem o processo investigativo de construção de soluções, desenvolvendo habilidades essenciais para atuar diante dos desafios da transição para uma economia de baixo carbono.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CARVALHO, A. M. P. de. O Ensino de Ciências e a Proposta de Ensino por Investigação. In: Ensino de Ciências por Investigação. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O ensino de ciências e a proposta de ensino por investigação. São Paulo: Cengage Learning, 2004.

ESTRELA, Maria Teresa. Teoria e prática de observação de classes: uma análise da dimensão pedagógica. 2. ed. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1992.

Goldemberg, J., & Lucon, O. (2007). Energia e meio ambiente no Brasil. Estudos Avançados, 21(59), 7-20. https://revistas.usp.br/eav/article/view/10203 Acesso em: 22.10.2025.

INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE (IPCC). Climate Change 2023: Synthesis Report. Contribution of Working Groups I, II and III to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. [S.l.]: IPCC, 2023. Disponível em: https://www.ipcc.ch/report/ar6/syr/downloads/report/IPCC_AR6_SYR_SPM.pdf Acesso em: 22.10.2025.

JACOBI, Pedro Roberto. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 126, p. 189-205, set./dez. 2005.

MCKINSEY & COMPANY. What is decarbonization? Disponível em: https://www.mckinsey.com/featured-insights/mckinsey-explainers/what-is-decarbonization. Acesso em: 21 nov. 2025.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. COP30 no Brasil. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/301371-cop30-no-brasil. Acesso em: 21 nov. 2025.

SANTOS, W. L. P. dos; SCHNETZLER, R. P. (Orgs.). Educação em Química: compromisso com a cidadania. 4. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.

SCHAEFFER, Roberto et al. Trajetórias de descarbonização de longo prazo para o Brasil: resultados do projeto Deep Decarbonization Pathways. Revista Brasileira de Energia, v. 30, n. 1, p. 23-45, 2021.

VIOLA, Eduardo. A descarbonização da economia mundial. In: O Brasil e o Clima. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2019. p. 10-35.

Downloads

Publicado

2025-11-28

Como Citar

SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA (SEI) PARA A COMPREENSÃO DA DESCARBONIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM TEMAS CLIMÁTICOS. (2025). Aurum Editora, 63-73. https://doi.org/10.63330/aurumpub.017-007