ENTRE TELAS E QUADROS-NEGROS: UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.63330/aurumpub.011-049Palabras clave:
Ensino, Tecnologia digital, Mídias digitaisResumen
O principal objetivo deste trabalho foi o de analisar quais são as dificuldades encontradas em relação ao uso das tecnologias digitais e destacar quais são as vantagens, os benefícios e riscos do ambiente digital para a educação. A argúcia das novas tecnologias digitais na educação trouxe desafios para os educadores. Uma revisão da literatura especializada revela que o uso das mídias digitais é visto pelos professores como uma ameaça, mas essa visão decorre das complexidades do uso das ferramentas digitais, mas sim pelos fatores emocionais, do medo e da resistência. O estudo bibliográfico realizado aponta que o professor precisa sair da sua zona de conforto e encarar os desafios, romper com as metodologias tradicionais e incluir em suas práticas diárias metodologias ativas, tornando suas aulas mais dinâmicas e atrativas. O artigo conclui que a tecnologia transformou a forma como aprendemos e ensinamos, o ambiente digital vem oferecendo novas possibilidades, novos caminhos para a educação. No entanto, é preciso entender que seu uso sem qualquer alinhamento com os conceitos pedagógicas pode não trazer bons resultados e atrapalhar o desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem.
Descargas
Referencias
BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
FANTIN, M. Mídia-educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HONORATO, S.; BERGHAUSER, N. A. C. A mídia no ensino de química: a inserção das tecnologias da informação e comunicação na prática escolar. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, v. 12, n. 30, p. 68–68, 2022.
LOPES, N.; GOMES, A. O “boom” das plataformas digitais nas práticas de ensino: Uma experiência do E@D no ensino superior. Revista Practicum, Ourense, v. 5, n. 1, p. 106-120, jan.-jun. 2020. http://doi.org/10.24310/RevPracticumrep.v5i1.9833
MARTÍN-BARBERO, J. Globalização comunicacional e transformação cultural. In: MORAES, de D. (Org.). Por uma outra comunicação: Mídia, mundialização cultural e poder. 2 ed. Rio de Janeiro: Record, 2004. p. 57-86.
RIBEIRO, R. A. S.; PEREIRA, S. L. B. A. O uso da plataforma “ef – education first” nas aulas de inglês do ensino médio: uma autoavaliação dos estudantes sobre o aplicativo no ensino/aprendizagem da língua inglesa em uma escola pública do município de Nova Marilândia – MT. In: Olhares da educação: ações, rupturas e conhecimento na construção de saberes coletivos - Volume 4 / Bandeira, G. M. da S.; Silva, C. B.; Mello, R. G. (Org.). – Rio de Janeiro: e-Publicar, 2023.
RIVOLTELLA, P. C; FANTIN, M. Crianças na era digital: desafios da comunicação e da educação. In: REU - Revista de Estudos Universitários. {S.l.}. v. 36. n. 1. ago. 2010. p. 89-104. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/ reu/article/view/464> Acesso em: 10 de set. 2024.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Irinéa Francisca de Oliveira, Elói Luís Krüger, Rodrigo Aparecido de Souza Ribeiro , Nathália Aparecida Stuart Antunes (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.