EXPLORANDO JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.63330/aurumpub.028-020Palabras clave:
Jogos e brincadeiras, Eficácia, AprendizagemResumen
O presente artigo tem como objetivo geral analisar o impacto do uso de jogos lúdicos no ensino aprendizagem de ciências biológicas; e como objetivos específicos, avaliar a eficácia dos jogos lúdicos como ferramenta de aprendizagem; identificar os tipos de jogos lúdicos mais adequados para diferentes conceitos biológicos e faixas etárias; e verificar a implementação de atividades baseadas em jogos lúdicos. Este artigo utilizou uma abordagem bibliográfica em livros, artigos de revistas científicas, periódicas. Será realizado um levantamento bibliográfico para revisão da literatura sobre o uso de jogos no ensino de biologia. Em conclusao pode-se deduzir que as brincadeiras, assim como os jogos devem fazer parte da educação, uma vez que a criança quando passa a ser inserida no ambiente escolar além do seu conhecimento de mundo que já traz do seu convívio familiar e social, esta deve se completar com os saberes sistematizados da educação formal. Haja vista, que a criança precisa ampliar sua socialização, esta se dará ainda mais de forma acentuada quando ela começa a conviver com pessoas que diferem do seu ambiente familiar; no tocante ao seu desenvolvimento psicológico e de aprendizagem.
Descargas
Referencias
CÓRIA-SABINE, Maria Aparecida; LUCENA, Regina Ferreira de. Jogos e brincadeiras na educação infantil. Campinas, SP: Papirus, 2004.
DELLABONA, Sandra Regina; MENDES, Sueli Maria Schmitt. O lúdico na educação infantil: jogar, brincar, uma forma de educar, v.1, n.4, março 2004. Disponível em http://www.posuniasselvi.com.br/ artigos acesso em 12 de abril, 2011.
GIL, Antonio Calos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed.São Paulo: Atlas, 2010.
KISHIMOTO, Tizuko M. Jogos, brinquedo, brincadeira e a educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
MALUF, Angela Cristina Munhoz. Atividades lúdicas para educação infantil. 2. ed. Petrópolis: RJ, Vozes, 2019.
JESUS, Ana Cristina Alves de. Como aplicar jogos e brincadeiras na educação infantil. Rio de Janeira: Brasport, 2010.
LIMA, Bruna Alessandra Silva. O Brincar na Educação Infantil: O lúdico como estratégia educativa. Faculdade de Educação, Universidade de Brasília. BrasíliaDF, 2013. Disponível em:< http://bdm.bce.unb.br/bitstream/10483/4938/1/2013BrunaAlessandraSilvaLima.pdf> . Acesso em: 12 fev. 2024.
NASCIMENTO, Adriana Vieira do; IURK, Dione Marise. A importância dos jogos na educação infantil para a formação de conceitos de crianças de 5 a 6 anos. In: Revista Eletrônica Lato Sensu – Ano 3, nº1, março de 2008. ISSN 1980-6116. Disponível em: <http://www.unicentro.br - Ciências Humanas> Acesso em: 12 fev. 2024.
SILVA, Ana Paula Lucena Cardoso da. O Lúdico na Educação Infantil: concepções e práticas dos professores na rede municipal de Campo Grande-MS. Universidade Católica Dom Bosco-UCDB. Campo Grande-MS, 2006. Disponível em < http://site.ucdb.br/public/md-dissertações/7873-o-ludico-na-educação-infantilconcepções-e-praticas-dos-professores-na-rede-municipal-de-cmpo-grandems.pdf> Acesso em: 12 mar. 2024.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.