O CURSO TÉCNICO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS: CURRÍCULO ESCOLAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO – UMA INVESTIGAÇÃO

Autores

  • Fabiana Geronima Torres Autor
  • Maria Maísa de Carvalho Santos Autor
  • Matheus Brandão Rêgo Autor
  • Cassio Ribeiro Tataia Autor
  • Maria de Brito Vieira Neta Autor
  • Alexandra Ribeiro Machado Autor
  • Roselis Ribeiro Barbosa Machado Autor

DOI:

https://doi.org/10.63330/aurumpub.011-057

Palavras-chave:

Educação técnica, Energias renováveis, Currículo

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a estrutura e os impactos do Curso Técnico em Energias Renováveis oferecido em uma escola estadual de tempo integral no município de Simões – PI. A pesquisa se deu por meio da análise documental de Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de diferentes instituições públicas que ofertam cursos técnicos na área, permitindo uma comparação entre modelos e metodologias adotadas. Foram considerados aspectos como objetivos educacionais, estrutura curricular, perfil do egresso, estágio supervisionado, entre outros. Os resultados demonstram que o curso técnico em Simões se diferencia por integrar a formação geral e técnica em tempo integral, com forte presença de metodologias ativas e uso de tecnologias educacionais, apresentando potencial significativo para formação de profissionais qualificados na área de energias renováveis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANEEL – AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA. Resolução Normativa nº 482, de 17 de abril de 2012. Estabelece as condições gerais para o acesso de microgeração e minigeração distribuída aos sistemas de distribuição. Brasília: ANEEL, 2012.

BRASIL. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável – forma concomitante. Lauro de Freitas, 2018. Disponível em: https://portal.ifba.edu.br/lauro-de-freitas Acesso em: 30 jul. 2025.

BRASIL. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Santa Luzia. Plano Pedagógico de Curso: Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável – forma subsequente. Santa Luzia, jul. 2019.

BRASIL. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Ibirité. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável – forma concomitante ao Ensino Médio. Ibirité, 2018.

BRASIL. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Energias Renováveis – modalidade presencial. Natal: IFRN, 2012.

BRASIL. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense – Campus Santana do Livramento. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável – forma subsequente. Santana do Livramento, 2019.

BRASIL. Relatório do Progresso das Energias Renováveis – 2017. Brasília: Ministério de Minas e Energia, 2017.

BRONZATTI, Josué; NETO, Paulo Camargo. Energia solar e eólica: tecnologias, tendências e oportunidades. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.

PACHECO, Marcos Aurélio V. Fontes renováveis de energia: energia solar, energia eólica e energia da biomassa. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

PIAUÍ. Secretaria de Estado da Educação. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Sistemas de Energia Renovável – tempo integral. Teresina: SEDUC-PI, 2025.

Downloads

Publicado

2025-09-30

Como Citar

O CURSO TÉCNICO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS: CURRÍCULO ESCOLAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO – UMA INVESTIGAÇÃO. (2025). Aurum Editora, 694-702. https://doi.org/10.63330/aurumpub.011-057