A DINÂMICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS OBRAS DE MILTON SANTOS (2008) E ROBERTO LOBATO CORRÊA (1995)
DOI:
https://doi.org/10.63330/aurumpub.008-012Palavras-chave:
Milton Santos, Espaço Geográfico, Roberto Lobato Corrêa, Território, Identidade EspacialResumo
No trabalho, realizamos um parecer e uma comparação entre as obras de Milton Santos (2008) e Roberto Lobato Corrêa (1995), que discutem o conceito do espaço geográfico, objeto de estudo da geografia. Dessa forma, são examinadas as contribuições dos autores para a renovação da ciência. Milton Santos nos incita, em sua obra, a enxergar o espaço como um produto social que surge da interação do homem com o meio ambiente. O conceito de rugosidade refere-se às marcas que se formam ao longo do tempo no espaço. Essas marcas são indicativas da importância dos mecanismos, das informações e dos reflexos da globalização na atualidade e em sua relação com o espaço. Já Lobato Corrêa, destaca a importância do território e da territorialidade, sendo assim, o território é caracterizado como uma área demarcada que exerce controle tanto político quanto social. O foco está na análise da relação de poder e territorialidade, através das perspectivas dos principais atores sociais que moldam a organização do espaço. Continua sendo discutida a questão da multiterritorialidade e da construção de identidades, ressaltando os diversos significados que o espaço abriga, bem como fazendo uma análise comparativa das suas diferentes abordagens. Os autores com suas perspectivas oferecem ferramentas teóricas e metodológicas para a análise das dinâmicas espaciais, o que permite uma compreensão mais complexa e integrada do espaço geográfico na contemporaneidade.
Downloads
Referências
CORRÊA, Roberto Lobato. O conceito de espaço. São Paulo: Contexto, 1995.
SANTOS, Milton. O conceito de espaço no contexto de renovação da ciência geográfica. São Paulo: Hucitec, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Kennedy José Alves da Silva, Francisco Welton Machado, Edson Osterne da Silva Santos, Kaique Marlen da Conceição, Ruan Gabriel Linhares Chaves, José Manoel Morais Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.