TRILHAS E CACHOEIRAS EM PEDRO II: DISPOSITIVOS DIDÁTICOS ENQUANTO PROPOSTA METODOLÓGICA DE PRÁTICAS DE ATIVIDADES AO AR LIVRE
DOI:
https://doi.org/10.63330/aurumpub.008-014Palavras-chave:
Aprendizagem significativa, Atividades ao ar livre, Circuito das cachoeiras, Dispositivos didáticos, GeografiaResumo
O uso de dispositivos didáticos pode ajudar na compreensão dos espaços geográficos do trabalho de campo, promovendo uma aprendizagem significativa e se distanciando da abordagem tradicional. Nesse sentido, essa pesquisa concentra-se em destacar os benefícios das atividades ao ar livre para o bem-estar das pessoas, especialmente com o suporte de dispositivos didáticos que utilizam coordenadas geográficas. A metodologia da pesquisa analisou as trilhas de 8,5 km do Circuito das Cachoeiras em Pedro II, Piauí, em 2022 usando registros fotográficos, dispositivos didáticos como Relive, Strava e a construção de um mapa no QGIS. A pesquisa também inclui entrevistas sobre segurança e o uso de tecnologias, ressaltando a importância de guias, tendo como principais autores Capra (2006), Santos (1996), e a análise das experiências seguiu a lógica vygotskyana. O objetivo geral é relacionar a experiência das trilhas e cachoeiras em Pedro II à prática da atividade física, explorando a interação entre o espaço geográfico e a vivência prática. Os resultados e discussão destacou que trilhas e atividades físicas podem promover saúde, sensibilização ambiental e turismo sustentável, desde que seja enfatizando a importância da conservação desses espaços. Portanto, a integração de dispositivos didáticos alinhada com a sensibilização ambiental enriquece o processo de ensino-aprendizagem em Geografia.
Downloads
Referências
BARROS, José Sidiney et al., Geoparque Sete Cidades. Pedro II-PI: proposta. 2014.
BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria Geral dos sistemas: Fundamentos, desenvolvimentos e aplicações. 8 ed. Editora Vozes. 2014.
BERTRAND, Georges. Paisagens, Geografia Fisica Global. Esboço Metodológico. Caderno de Ciências da Terra. Vol.13. USP.Instituto de Geografia. São Paulo.1972.
CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. 11. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
CHRISTOFOLETTI, Antonio. Modelagem de sistemas ambientais. São Paulo: Edgar Blücher, 1998.
COSTA, Maria Suêuda; SILVA, Maria Josefina da. Qualidade de vida e trabalho: o que pensam os enfermeiros da rede básica de saúde. Rev. enferm. UERJ, p. 236-241, 2007.
KELLEY, Tom; KELLEY, David. Confiança criativa: Desencadeando o potencial criativo dentro de todos nós. Moeda, 2013.
MORAIS, Eliana Marta Barbosa de. Vygotsky e a construção de sistemas conceituais: contribuições para a Geografia escolar, Em: Geografia escolar: diálogo com Vigotski. Lana de Souza Cavalcanti ; Mateus Marchesan Pires (Orgs.). – Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2021. P. 73 a 89.
RELIVE. Relive: Corra, Pedale, Trilhe e muito mais. Disponível em: <https://www.relive.cc/pt-BR>. Acesso em: 6 dez. 2024.
SANTOS, Edson Osterne da Silva. Mapa da localização das trilhas do Circuito das Cachoeiras em Pedro II. 1 figura. QGIS, Sistema de Informação Geográfica. Versão 3.10.3 [S.L]: QGIS Development Team, 2019. Disponível em: <https://download.qgis.org/downloads/QGIS-OSGeo4W-3.10.1-1-Setup-x86_64.exe> . Acesso em 24 nov. 2022.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
SOTCHAVA, Viktor Borisovich. O Estudo de Geossistemas. Métodos em questão, 16. IG-USP. São Paulo, 1977.
STRAVA. Strava: Relatórios de Atividades e Conexão Social para Atletas. Disponível em: <https://www.strava.com/>. Acesso em: 6 dez. 2024.
TRICART, Jean. Ecodinâmica. Rio de Janeito: Fundação IBGE, 1977.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Edson Osterne da Silva Santos, Raissa de Almeida Sousa, Francisco Welton Machado, Kennedy José Alves da Silva, Noé da Silva Carvalho (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.