TRILHAS E CACHOEIRAS EM PEDRO II: DISPOSITIVOS DIDÁTICOS ENQUANTO PROPOSTA METODOLÓGICA DE PRÁTICAS DE ATIVIDADES AO AR LIVRE

Autores

  • Edson Osterne da Silva Santos Autor
  • Raissa de Almeida Sousa Autor
  • Francisco Welton Machado Autor
  • Kennedy José Alves da Silva Autor
  • Noé da Silva Carvalho Autor

DOI:

https://doi.org/10.63330/aurumpub.008-014

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Atividades ao ar livre, Circuito das cachoeiras, Dispositivos didáticos, Geografia

Resumo

O uso de dispositivos didáticos pode ajudar na compreensão dos espaços geográficos do trabalho de campo, promovendo uma aprendizagem significativa e se distanciando da abordagem tradicional. Nesse sentido, essa pesquisa concentra-se em destacar os benefícios das atividades ao ar livre para o bem-estar das pessoas, especialmente com o suporte de dispositivos didáticos que utilizam coordenadas geográficas. A metodologia da pesquisa analisou as trilhas de 8,5 km do Circuito das Cachoeiras em Pedro II, Piauí, em 2022 usando registros fotográficos, dispositivos didáticos como Relive, Strava e a construção de um mapa no QGIS. A pesquisa também inclui entrevistas sobre segurança e o uso de tecnologias, ressaltando a importância de guias, tendo como principais autores Capra (2006), Santos (1996), e a análise das experiências seguiu a lógica vygotskyana. O objetivo geral é relacionar a experiência das trilhas e cachoeiras em Pedro II à prática da atividade física, explorando a interação entre o espaço geográfico e a vivência prática. Os resultados e discussão destacou que trilhas e atividades físicas podem promover saúde, sensibilização ambiental e turismo sustentável, desde que seja enfatizando a importância da conservação desses espaços. Portanto, a integração de dispositivos didáticos alinhada com a sensibilização ambiental enriquece o processo de ensino-aprendizagem em Geografia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BARROS, José Sidiney et al., Geoparque Sete Cidades. Pedro II-PI: proposta. 2014.

BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria Geral dos sistemas: Fundamentos, desenvolvimentos e aplicações. 8 ed. Editora Vozes. 2014.

BERTRAND, Georges. Paisagens, Geografia Fisica Global. Esboço Metodológico. Caderno de Ciências da Terra. Vol.13. USP.Instituto de Geografia. São Paulo.1972.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. 11. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

CHRISTOFOLETTI, Antonio. Modelagem de sistemas ambientais. São Paulo: Edgar Blücher, 1998.

COSTA, Maria Suêuda; SILVA, Maria Josefina da. Qualidade de vida e trabalho: o que pensam os enfermeiros da rede básica de saúde. Rev. enferm. UERJ, p. 236-241, 2007.

KELLEY, Tom; KELLEY, David. Confiança criativa: Desencadeando o potencial criativo dentro de todos nós. Moeda, 2013.

MORAIS, Eliana Marta Barbosa de. Vygotsky e a construção de sistemas conceituais: contribuições para a Geografia escolar, Em: Geografia escolar: diálogo com Vigotski. Lana de Souza Cavalcanti ; Mateus Marchesan Pires (Orgs.). – Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2021. P. 73 a 89.

RELIVE. Relive: Corra, Pedale, Trilhe e muito mais. Disponível em: <https://www.relive.cc/pt-BR>. Acesso em: 6 dez. 2024.

SANTOS, Edson Osterne da Silva. Mapa da localização das trilhas do Circuito das Cachoeiras em Pedro II. 1 figura. QGIS, Sistema de Informação Geográfica. Versão 3.10.3 [S.L]: QGIS Development Team, 2019. Disponível em: <https://download.qgis.org/downloads/QGIS-OSGeo4W-3.10.1-1-Setup-x86_64.exe> . Acesso em 24 nov. 2022.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

SOTCHAVA, Viktor Borisovich. O Estudo de Geossistemas. Métodos em questão, 16. IG-USP. São Paulo, 1977.

STRAVA. Strava: Relatórios de Atividades e Conexão Social para Atletas. Disponível em: <https://www.strava.com/>. Acesso em: 6 dez. 2024.

TRICART, Jean. Ecodinâmica. Rio de Janeito: Fundação IBGE, 1977.

Publicado

2025-09-09

Como Citar

TRILHAS E CACHOEIRAS EM PEDRO II: DISPOSITIVOS DIDÁTICOS ENQUANTO PROPOSTA METODOLÓGICA DE PRÁTICAS DE ATIVIDADES AO AR LIVRE. (2025). Aurum Editora, 179-192. https://doi.org/10.63330/aurumpub.008-014