NOVOS PARADIGMAS NAS SUBESTAÇÕES: AVANÇOS, PROTEÇÃO, AUTOMAÇÃO E TENDÊNCIAS EM SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA

Autores

  • José Vicente Cardoso Santos Autor

DOI:

https://doi.org/10.63330/armv1n9-018

Palavras-chave:

Subestação, Automação, Sistemas elétricos de potência

Resumo

Essa pesquisa consubstancia a apresentação e análise dos novos sistemas integrados de proteção, supervisão, controle e automação de sistema de potência elétrica adotados no Brasil e em outros países, e, tem como objetivo geral a evidenciação das suas principais vantagens em relação aos sistemas não integrados bem como o indicativo de tendências e mega-tendêncas na área de aplicação e afins; e, como objetivos específicos o registro da evoluçao desses sistemas, a exposição sobre subestações e seus aspectos gerais da proteção de sistemas elétricos, além do registro da descrição das suas principais partes constitutivas e as novas funções de controle e monitoração disponíveis pelos equipamentos digitais. Para consolidar esses objetivos adota-se uma metodologia lastreada na revisão de literatura, de cunho documental, histórico e técnico, com pesquisa em bases indexadas na web, em livros, artigos, dissertações e teses sobre esses conteúdos e afins. Por fim, registra-se que nas descrições das vantagens e desvantagens da implantação dos sistemas de proteção e automação, são também analisadas as etapas de comissionamento de uma subestação co exposição dos conceitos, métodos, e razões para utilização de sistemas integrados de automação na proteção de subestações, bem como alguns exemplos de proteção digital em uso.

Referências

ALMEIDA, L.; PRADA, R. A evolução do setor elétrico no Brasil. Rio de Janeiro: Eletrobras, 2004.

ALMEIDA, P.C.; PRADA, R., Esquemas de Proteção de Sistemas de Energia Elétrica, 3ª ed., Rio de Janeiro, RJ, EPUB, 2019.

CASCAES, A.P. Integração dos sistemas de proteção, controle e automação de subestações e usinas - Estado da Arte e Tendências. Rio de Janeiro: UFRJ, 2015a.

CASCAES, R. Automação em sistemas elétricos de potência: fundamentos e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher, 2015b.

DE MELLO, F. P. Proteção de sistemas elétricos de potência. 2ª Edição. Volume 7ª. Rio Grande do Sul: UFSM, 1983.

GRUPO LINHA VIVA. Subestações elétricas: conceitos e aplicações. Belo Horizonte: Linha Viva Engenharia, 2023.

HUGHES, T. Networks of Power: Electrification in Western Society, 1880-1930. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1983.

IEC. International Electrotechnical Commission. IEC 61850: Communication Networks and Systems in Substations. Geneva: IEC, 2003.

JARDINI J.A., Sistemas Digitais para Automação da Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica. 1ª ed. São Paulo, SP, Brasil, Edição Universitária, USP, 1996a.

JARDINI, J. A. Sistemas elétricos de potência e automação. São Paulo: Edusp, 1996b.

LAGES, W.; NOGUEIRA, J. A. A evolução da indústria elétrica no Brasil. Rio de Janeiro: ANEEL, 1986.

MAMEDE FILHO, J. Instalações elétricas industriais. 11ª. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2025.

ONS - OPERADOR NACIONAL DO SISTEMA ELÉTRICO. História da expansão do sistema interligado nacional. Brasília: ONS, 2022.

PEREIRA, A. Subestações elétricas: operação e manutenção. 4. ed. São Paulo: Érica, 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-19

Como Citar

NOVOS PARADIGMAS NAS SUBESTAÇÕES: AVANÇOS, PROTEÇÃO, AUTOMAÇÃO E TENDÊNCIAS EM SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA. (2025). Aurum Revista Multidisciplinar, 1(9), 213-223. https://doi.org/10.63330/armv1n9-018