O CEDOC/I COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DISCENTE: REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESPAÇO DE TRABALHO DO HISTORIADOR

Autores

  • João Carlos Corso Autor

DOI:

https://doi.org/10.63330/aurumpub.020-028

Palavras-chave:

Formação discente, Práticas arquivísticas, Ações extensionistas, História pública

Resumo

Esta reflexão foi construído a partir dos resultados do projeto que buscou oportunizar aos discentes do curso de História e de áreas afins da UNICENTRO, treinamento em práticas arquivísticas e gestão de documentos históricos no CEDOC/Irati. As atividades compreendem desde a higienização de documentos de valor histórico, a sua organização e descrição arquivística, até digitalização e disponibilização para consulta. O projeto também objetivou oferecer oficinas de análises de fontes histórias com a equipe do CEDOC e discentes do curso de História e áreas afins, visando a difusão cultural e científica do acervo e a formação para o ensino, pesquisa e extensão em História. Tais atividades têm como intenção fortalecer o CEDOC/Irati enquanto um espaço de formação discente e de capacitação em ações ligadas à preservação e gestão documental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDRADE, Ana Célia Navarro de. Microfilmagem de Documentos em arquivos permanentes. São Paulo, 1995. (apostila)

BECK, Ingrid. Manual de conservação de arquivo de documentos. Rio deJaneiro: Arquivo Nacional,1995.

BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. São Paulo:T. A. Queiroz, 1991.

BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Camargo, Ana Maria de Almeida. Dicionário de terminologia arquivistica. São Paulo: AAB-SP/SEC, 1996.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS: NOBRADE, Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS: ISAD(G), Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas e Descrição, Estolcomo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final aprovada pela Cia, Rio de Janeiro, Arquivo Nacional,2000.

CORTEZ, Maria Tereza. Centro de Documentação: implantação com microcomputador. 2. ed. Revista ampliada. São Paulo: s.p.c., 1987.

FARGE, Arlette. O sabor do Arquivo. São Paulo: Editora USP, 2009.

VIEIRA, S. B. Técnicas de arquivo e controle de documentos. Rio de Janeiro: Teoria & Idéias, 1999.

Downloads

Publicado

2025-10-31

Como Citar

O CEDOC/I COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DISCENTE: REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESPAÇO DE TRABALHO DO HISTORIADOR . (2025). Aurum Editora, 358-362. https://doi.org/10.63330/aurumpub.020-028