O DIREITO À EDUCAÇÃO SOB A ÓTICA DOS DIREITOS HUMANOS NO DIREITO INTERNACIONAL E NO PÁTRIO
DOI:
https://doi.org/10.63330/armv1n5-017Palavras-chave:
Direito à educação, Direito internacional, Atores judiciaisResumo
O artigo trata do direito à educação e sua percepção perante os atores judiciais (Defensoria Pública, Ministério Público e Magistratura) em relação ao Direito Internacional. A materialização do direito à educação no direito nacional através da inspiração no direito internacional sobre direitos humanos e educação. O direito a educação constituí grande tema dos direitos humanos, sendo necessariamente objeto de crítica na sua prática e na sua execução.
Referências
JAIME, Fernando G. Direitos Humanos e sua efetivação pela corte interamericana de direitos humanos. Ed: Del Rey. 2005. Página 173,
CUNHA, Ricardo J. Direitos humanos e sistema de justiça: uma pesquisa empírica com defensores e promotores públicos de justiça do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Gramma. 2013.
DELORS, Jacques. Organizador. EDUCAÇÃO UM TESOURO A DESCOBRIR. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Ed: Cortez UNESCO MEC. 1996
SOUZA SANTOS, Boaventura. Para uma revolução democrática da justiça. 3º Ed. Revista e ampliada. Ed: Cortez. 2011
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Walter Ivan de Albuquerque Bezerra (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.