CONVIVENDO COM O SEMI-ÁRIDO: O PAPEL DO MPA NA LUTA POR SOBERANIA HÍDRICA NO CENTRO-NORTE BAIANO
DOI:
https://doi.org/10.63330/armv1n8-029Palavras-chave:
Semiárido, MPA, Acesso a água, Camponeses, Políticas públicasResumo
O presente artigo tem o objetivo de descrever o papel do MPA na luta pela formulação de políticas públicas para o acesso a água na Região Centro norte da Bahia. Para tanto, realiza-se uma pesquisa bibliográfica acerca da questão da água e das políticas emergências e assistencialistas para o enfrentamento da questão, posteriormente, com o recurso da pesquisa bibliográfica e documental, realizamos a descrição da concepção de convivência com o Semiárido, destacando o papel do MPA na organização dos camponeses e na formulação de políticas públicas de acesso a água e geração de renda.
Referências
ALVES, A. P. Convivência com o Semiárido Brasileiro. In: CONTI, I. L. C.; e SCHOEDER, E. O. (Organizadores). Estratégias de Convivência com o Semiárido Brasileiro: Editora IABS, Brasília-DF, Brasil – 2013.
BAPTISTA, N. Q.; CAMPOS, C. H. Fatores Histórico, Sociais e Culturais e Políticos do Semiárido. In: CONTI, I. L. C.; e SCHOEDER, E. O. (Organizadores). Estratégias de Convivência com o Semiárido Brasileiro: Editora IABS, Brasília-DF, Brasil – 2013.
GORGEN, F. S. A. Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) in: Dicionário da Educação do Campo. / Organizado por CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. – Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
MALVEZZI, R. Semi-árido uma visão holística. – Brasília: Confea, 2007.
Movimento dos Pequenos Agricultores-MPA, Audiência Pública do Semiárido, CODEVASF, Juazeiro-BA, 27.11.2013.
OLIVEIRA, E. A. S. O. MPA na Luta por Água Encanada nos Municípios Baianos de Jacobina, Capim Grosso e Quixabeira. 2018. Monografia (Licenciatura em História) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.
OLIVEIRA, F. Elegia para uma re(li)gião: Sudene, Nordeste, planejamento e conflito de classes. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
SILVA, L. P. Experiência da ASA na convivência com o Semiárido. In: CONTI, I. L. C.; e SCHOEDER, E. O. (Organizadores). Estratégias de Convivência com o Semiárido Brasileiro: Editora IABS, Brasília-DF, Brasil – 2013.
SILVA, M. L.; RODRIGUES, A. O.; SILVA, S. L. Transformações e Protagonismo Social no Semiárido. In: CONTI, I. L. C.; e SCHOEDER, E. O. (Organizadores). Estratégias de Convivência com o Semiárido Brasileiro: Editora IABS, Brasília-DF, Brasil – 2013.
SILVA, R. M. A. Entre o Combate à Seca e a Convivência com o Semiárido: transições paradigmáticas e sustentabilidade do desenvolvimento. / Roberto Marinho Alves da. Silva. Brasília, 2012.
Silva, R. M. A. Entre o Combate à Seca e a Convivência com o SemiÁrido: políticas públicas e transição paradigmática. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 38, nº 3, jul-set. 2007
TANAJURA, C. A. S.; GENZ, F. G.; ARAÚJO, H. A. de. Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos na Bahia: Validação da Simulação do Clima Presente do hadrm3p e Comparação Com os Cenários a2 e b2 para 2070-2100. Revista Brasileira de Meteorologia, v.25, n.3, 345 - 358, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.