O POTENCIAL DA GAMIFICAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Autores

  • Walter Lucio da Silva Arruda Autor

DOI:

https://doi.org/10.63330/aurumpub.020-069

Palavras-chave:

Gamificação, Aprendizagem, Ensino de Matemática

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o conceito de gamificação e sua aplicação nas salas de aula, especialmente no contexto do ensino e aprendizagem de Matemática. Para conduzir esta análise, realizou-se uma pesquisa bibliográfica. A Matemática enfrenta desafios persistentes, e a busca por métodos de ensino cativantes e envolventes para as gerações atuais permanece uma questão em aberto. Dentro da perspectiva da aprendizagem de Matemática baseada em jogos, a gamificação emerge como um fenômeno investigado como uma abordagem viável para ambientes educacionais, visando estimular o engajamento e a motivação dos alunos. Reconhecida como uma ferramenta capaz de envolver os alunos, a gamificação incorpora características lúdicas e elementos de jogos que fazem parte do cotidiano da maioria deles. O termo “gamificação” é objeto de discussão nos artigos analisados e tem sido implementado em algumas escolas brasileiras. Seu propósito é dinamizar as aulas, explorando as potencialidades dos alunos por meio do engajamento em atividades escolares. A pesquisa é de cunho qualitativo e foi conduzida por meio da análise de revistas e artigos científicos, proporcionando uma base para a discussão e elaboração deste trabalho. Os resultados da análise bibliográfica indicam que a participação ativa dos alunos em atividades gamificadas possibilitou uma aprendizagem personalizada, adaptada ao ritmo e tempo individuais. Isso foi alcançado através da utilização de diferentes formas de experimentação em espaços formais e informais, além da integração do uso de tecnologias educacionais

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALVES, L. JOGOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM: fundamentos para uma prática baseada em evidências. Papirus. EDITORA, 2015, p. 200.

ALVES, F. Gamification - como criar experiências de aprendizagem engajadoras. Um guia completo: do conceito à prática. 2ª ed. São Paulo: DVS, 2015.

BUSSARELO, R. I. Gamification. Princípio e Estratégia. Pimenta Cultural. 2016, p. 128.

CARVALHO, B. Gamificação: vivendo através de conceitos de jogos. Jogos Digitais Unicap. 27 de setembro de 2012. Disponível em: Jogos Digitais | Site do Curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco. 10 anos de ensino, pesquisa e extensão. (unicap.br) acesso 31 de outubro de 2023.

DANTAS, D. M. C. M; et al. Metodologia steam: perspectivas na formação de professores. Anais... IV Simpósio LASERA. Manaus. 2018.

MATTAR, J. Metodologias ativas para a educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.

SCHLEMMER, E. Gamificação em espaços de convivência híbridos e multimodais: design e cognição em discussão. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 23, n. 42, 2014.

Downloads

Publicado

2025-12-01

Como Citar

O POTENCIAL DA GAMIFICAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. (2025). Aurum Editora, 884-893. https://doi.org/10.63330/aurumpub.020-069