O CEDOC/I COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DISCENTE: REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESPAÇO DE TRABALHO DO HISTORIADOR
DOI:
https://doi.org/10.63330/aurumpub.020-028Palavras-chave:
Formação discente, Práticas arquivísticas, Ações extensionistas, História públicaResumo
Esta reflexão foi construído a partir dos resultados do projeto que buscou oportunizar aos discentes do curso de História e de áreas afins da UNICENTRO, treinamento em práticas arquivísticas e gestão de documentos históricos no CEDOC/Irati. As atividades compreendem desde a higienização de documentos de valor histórico, a sua organização e descrição arquivística, até digitalização e disponibilização para consulta. O projeto também objetivou oferecer oficinas de análises de fontes histórias com a equipe do CEDOC e discentes do curso de História e áreas afins, visando a difusão cultural e científica do acervo e a formação para o ensino, pesquisa e extensão em História. Tais atividades têm como intenção fortalecer o CEDOC/Irati enquanto um espaço de formação discente e de capacitação em ações ligadas à preservação e gestão documental.
Downloads
Referências
ANDRADE, Ana Célia Navarro de. Microfilmagem de Documentos em arquivos permanentes. São Paulo, 1995. (apostila)
BECK, Ingrid. Manual de conservação de arquivo de documentos. Rio deJaneiro: Arquivo Nacional,1995.
BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. São Paulo:T. A. Queiroz, 1991.
BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Camargo, Ana Maria de Almeida. Dicionário de terminologia arquivistica. São Paulo: AAB-SP/SEC, 1996.
BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS: NOBRADE, Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS: ISAD(G), Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas e Descrição, Estolcomo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final aprovada pela Cia, Rio de Janeiro, Arquivo Nacional,2000.
CORTEZ, Maria Tereza. Centro de Documentação: implantação com microcomputador. 2. ed. Revista ampliada. São Paulo: s.p.c., 1987.
FARGE, Arlette. O sabor do Arquivo. São Paulo: Editora USP, 2009.
VIEIRA, S. B. Técnicas de arquivo e controle de documentos. Rio de Janeiro: Teoria & Idéias, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.