ENTRE MEMÓRIAS E NARRATIVAS: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE EM 'BECOS DE MEMÓRIA' DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Autores

  • Aldenora Resende dos Santos Neta Autor
  • Cinthia Andréa T. dos Santos Autor

DOI:

https://doi.org/10.63330/aurumpub.012-039

Palavras-chave:

Literatura, Memória, Identidade, Conceição Evaristo

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como a literatura de Conceição Evaristo, com foco em sua obra "Becos de Memória", aborda as questões de memória coletiva e identidade. A pesquisa busca compreender a forma como a autora utiliza elementos narrativos para dar voz à história das comunidades marginalizadas, explorando as tramas que entrelaçam a vida cotidiana com a memória afetiva e cultural de seus personagens. Os objetivos gerais incluem a identificação das estratégias literárias empregadas por Evaristo para representar a memória e suas implicações sociais. Os objetivos específicos envolvem a análise da construção de personagens e cenários que refletem as experiências de vida de indivíduos e grupos marginalizados, bem como a relação entre a literatura e a formação da identidade cultural. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica, que envolve uma revisão da literatura crítica sobre a obra de Evaristo e a realização de uma análise textual aprofundada. Este estudo considera as contribuições de autores como Homi Bhabha e Pierre Nora, que discutem a relação entre memória, identidade e espaço, além de enfatizar o papel da literatura na construção e preservação da memória coletiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BOURDIEU, P. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1979.

BOURDIEU, P. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. EVARISTO, C. Becos de Memória. Ouro Preto: Editora Malê,2006.

HALBWACHS, M. A Memória Coletiva. São Paulo: Editora Vértice,1990.

RICOEUR, P. Tempo e Narrativa. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo,1994.

ERIKSON, E. H. Identidade: Juventude e Crises. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. ERIKSON, E. H. Childhood and Society. New York: Norton, 1998.

TAJFEL, H. Human Groups and Social Categories: Studies in Social Psychology. Cambridge: Cambridge University Press, 1981.

TURKLE, S. Alone Together: Why We Expect More from Technology and Less from Each Other. New York: Basic Books, 2011.

Downloads

Publicado

2025-08-29

Como Citar

ENTRE MEMÓRIAS E NARRATIVAS: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE EM ’BECOS DE MEMÓRIA’ DE CONCEIÇÃO EVARISTO. (2025). Aurum Editora, 497-505. https://doi.org/10.63330/aurumpub.012-039