INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM GOLEMAN E O COMPORTAMENTO HUMANO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Autores

  • Magno Fernando Almeida Nazaré Autor
  • Luciana Raquel Santos dos Santos Autor

DOI:

https://doi.org/10.63330/armv1n2-012

Palavras-chave:

Inteligência, Ambiente, Trabalho

Resumo

O presente artigo com foco em “Inteligência emocional em Goleman e o comportamento humano no ambiente de trabalho”. Tem como objetivo geral analisar a influência da inteligência emocional para o comportamento humano no ambiente de trabalho. Tem-se ainda como objetivos específicos, descrever a importância da Inteligência Emocional para o desempenho no ambiente trabalhista; identificar como os gestores lidam com suas emoções, diante da interação com seus colaboradores de trabalho e relatar as contribuições da inteligência emocional para o gerenciamento de uma equipe. É sabido que o ambiente de trabalho é um local muitas vezes estressantes, no qual surgem diversos conflitos entre profissionais. Pois, está repleto de pessoas que possuem personalidades diferentes, o que pode influenciar os conflitos nesses ambientes. A pesquisa foi composta por 36 profissionais (Gestores e ex-Gestores) de escola Pública da rede Ensino de Carutapera-MA durante o mês de janeiro a fevereiro de 2023 por meio do googleforms, contendo 5 questões objetivas, desenvolvidas seguindo uma sequência pré-estabelecida. O presente estudo teve como base as teorias de Daniel Goleman que, embasaram a estruturação da pesquisa, relacionando as contribuições da inteligência emocional no desempenho em equipe. A mesma foi de natureza qualitativa e quantitativa, quanto aos resultados alcançados ficou evidente que os entrevistados compreendem que a Inteligência Emocional ajuda as pessoas a serem mais motivadas. Ela ajuda as pessoas a entenderem o que as motiva, o que as inspira e o que as mantém focadas. Isso aumenta o desempenho no trabalho, pois aumenta a produtividade. Em suma, ficou entendido que a Inteligência Emocional é uma habilidade importante para o desempenho no trabalho, ajudando as pessoas a entenderem melhor seus próprios sentimentos e os sentimentos dos outros, lidarem melhor com o estresse, tomarem decisões melhores e serem mais motivadas. Tudo isso, por sua vez, ajudando no aumento do desempenho no trabalho em equipe.  

Referências

BARBOSA, Suria. Inteligência Emocional: entenda o que é, a importância e como desenvolver. Disponível em: https://www.napratica.org.br/o-que-e-inteligencia-emocional/. Acessado em 18.01.2023.

CARVALHO, M. C. M. Construindo o Saber: Técnicas de metodologia científica, 19ª ed. Campinas: Papirus Editora, 2008

GOLEMAN, Daniel. Trabalhando com a inteligência Emocional. Ed.objetiva. Rio de Jnaeiro, 2011.

GOLEMAN, Daniel. Liderança: a inteligência emocional na formação do líder de sucesso. 1ª ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

GOLEMAN, D.O poder da inteligência emocional: a experiência de liderar com sensibilidade e eficácia. 5. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

GOLEMAN, Daniel et al. Os mestres da administração. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2007.

JOHANN, Silvio. – Comportamento Organizacional. 1 ed. São Paulo/ Saraiva, 2013.

Marques, Jose Roberto. O que é relacionamento interpessoal. Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/treinamento-relacionamento-interpessoal/. Acessado em 18 outubro de 2022.

SÓLIDES. Inteligência emocional no trabalho: o que é e como desenvolver? Disponível em: https://blog.solides.com.br/inteligencia-emocional-no-trabalho/. Acessado em 10.12.2022.

VALLE, Patrícia Barroso do. Inteligência emocional no trabalho: um estudo exploratório. 2006. 48 f. Dissertação - (Mestrado profissionalizante em administração) – Faculdade de Economia e Finanças IBMEC, Rio de Janeiro, 2006.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico [recurso eletrônico]. 2. ed. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013. Disponível em: <http://bit.ly/2Uo946d>. Acesso em: 18. agos. 2022.

SALOVEY, P; CARUSO, D. Liderança com inteligência emocional: liderando e administrando com competência e eficácia. São Paulo: M. Books, 2007.

TAJEDDINI, K.; ELG, U.; TRUEMA, M. Efficiency and effectiveness of small retailers: The role of customer and entrepreneurial orientation. Journal of retailing and consumer services, v.20, p. 462, 2013.

Downloads

Publicado

2025-04-28

Como Citar

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM GOLEMAN E O COMPORTAMENTO HUMANO NO AMBIENTE DE TRABALHO. (2025). Aurum Revista Multidisciplinar, 1(2), 137-155. https://doi.org/10.63330/armv1n2-012