ENTRE BANDEIRAS E BINGOS: ENSINANDO FRAÇÕES COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
DOI:
https://doi.org/10.63330/aurumpub.002-020Palabras clave:
Educação Matemática, Resolução de Problemas, Ensino FundamentalResumen
Este apresenta uma proposta didática para o ensino de frações a partir da metodologia de Resolução de Problemas, desenvolvida com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. A experiência foi inspirada em elementos do cotidiano escolar e no tema transversal da Copa do Mundo, articulando materiais concretos como massa de modelar, cartazes e um jogo de bingo matemático. A vivência, marcada por atividades lúdicas e investigativas, proporcionou maior engajamento dos alunos e favoreceu a construção coletiva do conhecimento matemático. Fundamentada em autores que defendem a Resolução de Problemas como estratégia para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, a proposta demonstra como o ensino de frações pode ser ressignificado a partir de contextos significativos e desafiadores.
Descargas
Referencias
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018.
CAVALCANTI, C. T. Diferentes formas de resolver problemas. In: SMOLE, S. S.; DINIZ, M. I. (Org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
NISHIMURA, N. T. Resolução de Problemas – Um Estudo em Sala de Aula. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/md_nilza_tomie_nishimura.pdf>. Acesso em: 05 jun. 2025.
ONUCHIC, L.; ALLEVATO, N. S. G. Resolução de Problemas: uma estratégia de ensino. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.
POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigar e aprender matemática: práticas com tarefas de investigação e exploração. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Dayani Quero da Silva (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.