AS FRUTAS REGIONAIS NO COTIDIANO DOS EDUCANDOS: UM REFLEXO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.63330/aurumpub.011-054Palabras clave:
Frutas regionais, Educandos, Cultura, IdentidadeResumen
Este artigo tem como objetivo principal levar ao conhecimento dos alunos que as frutas que eles têm em suas localidades e que são extraídas pelos seus responsáveis fazem parte cultura local e da alimentação diária deles Desse modo, surgiu a necessidade de implementar essa temática com os alunos por meio de um Projeto maior intitulado “A Escola Vai à Praça”, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação – SEMED. É um projeto amplo que já existe há 14 (quatorze) anos no município e cada ano ele vem com um tema diferente, sempre com o intuito de discriminar a cultura, a arte e o fazer pedagógico. Nele são trabalhados temas específicos que buscam resgatar e contextualizar a história do município. No ano de 2023, ele trouxe como tema gerador: Nos Rios da alfabetização: “Ensinar é Pai d’égua” tendo como tema central “Práticas Pedagógicas no Contexto Cabano”. A culminância do projeto acontece na semana que antecede o aniversário do município que é dia 19 (dezenove) de abril. Nesse contexto, há o envolvimento de todos os educandos da rede municipal de ensino. A partir disso, considerou a carência de divulgar o trabalho feito pelos educandos do 6º Ano da Esc. Mun. de Ens. Fund. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro I. Através do projeto que teve como título: “AS FRUTAS REGIONAIS NO COTIDIANO DOS EDUCANDOS: um reflexo na aprendizagem dos alunos de uma escola do campo”. A temática surgiu a partir do reconhecimento e valorização da cultura local e da necessidade de inseri-la no processo de alfabetização, através de práticas cotidianas, vivenciadas nos diferentes contextos do espaço escolar.
Descargas
Referencias
BOOG, M. C. F. Educação Nutricional: passado, presente, futuro. Revista de Nutrição da PUCCAMP. v. 10, n. 1, p. 5-19, 1997.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Alimentos regionais brasileiros / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015.
. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-regulacao-e-supervisao-da-educacao- superiorseres/legislacao-e-atos-normativos?id=18982.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª. Ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra,1987.
JARDIM, Ilza Rodrigues. Educação escolar: projeto pedagógico escolar. Porto Alegre: Biblioteca Setorial da Faculdade de Educação/UFRGS, 2004 (Paper).
LESTINGE, Sandra Regina. Olhares de educadores ambientais para estudo do meio e pertencimento. Dissertação (Doutorado em Recursos Florestais). Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba 2004.
MOLINA, Mônica e HAGE, Salomão (Org). Licenciatura em Educação do Campo: resultado da pesquisa sobre os riscos e potencialidades de sua expansão (2013-2017). 1ª edição. Florianópolis, LANTEC, CED, UFSC, 480 p. 2019.
PORTAL Brasil. Consumo de frutas no Brasil está abaixo do recomendado pela OMS, mostra pesquisa. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/saude/2011/08/consumo-de- frutas-no-brasil-esta-abaixo-dorecomendado-pela-oms-mostra-pesquisa
Secretaria Municipal de Educação de Acará – Projeto: “A Escola vai à Praça” -Nos Rios da alfabetização: “Ensinar é Pai d’égua” e Práticas Pedagógicas no Contexto Cabano. 2023.
https://organis.org.br/as frutas de cada estacao/ - em: 27/06/202 às 09h35mim. https://santistadecora.com.br/dicas/frutas-da-estacao-quais-sao-elas-em-cada-epoca-do- no/ - em: 27/06/202 às 15h.
https://www.google.com/search?q=diferen%C3%A7a+do+periodo+de+safra+e+entresafr a&oq=diferen%C3%A7a+do+periodo+de+safra+e+entresafra&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyB ggAEEUYOTIJCAEQIRgKGKAB0gEJMTIyODlqMGo3qAIIsAIB8QV9ceTmwUJebA&sour ceid=chrome&ie=UTF-8- em: 17/06/202 às 20h.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Lindalva dos Santos Ferreira , Yvens Ely Martins Cordeiro (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.