VOCÊ SABE COMO CALCULAR SUA CONTA DE LUZ? UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE MATRIZES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • João Vitor Pais Fernandes Autor
  • Dayani Quero da Silva Autor

DOI:

https://doi.org/10.63330/aurumpub.002-021

Palabras clave:

Educação Matemática, Ensino, Consumo de energia

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência com o desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática com estudantes do quarto ano do Ensino Médio durante a realização do Estágio Supervisionado Obrigatório do curso de Licenciatura em Matemática. A atividade “Você sabe como calcular sua conta de luz?” foi pensada como alternativa pedagógica para o ensino de Matrizes a partir de problematizações feitas sobre o ensino de matemática que acontece em sala de aula da Educação Básica e dos documentos legais que amparam este processo, entendendo que os conteúdos matemáticos podem ser trabalhados em contextos puramente matemáticos ou em diferentes situações do cotidiano. Com o desenvolvimento da atividade, foi possível dialogar com a ideia de que podemos, usando a matemática escolar, buscar respostas ou interpretar situações ou problemas da vida real, como o consumo de energia, levando em consideração variáveis como horário do dia, hábitos de consumo e custos tarifário.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ALMEIDA, L. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Editora Contexto, 2012.

BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24, 2001, Caxambu. Anais... Caxambu, 2001.

BASSANEZI, R. C. Modelagem Matemática: uma disciplina emergente nos programas de formação de professores. Revista Biomatemática, Campinas, p. 9-22, 1999.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Editora Contexto, 2002.

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem matemática & implicações no ensino-aprendizagem de matemática. Blumenau: Editora Furb, 1999.

BURAK, D. Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem. 1992. 460 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992.

BURAK, D. Formação dos pensamentos algébrico e geométrico: uma experiência com modelagem matemática. Revista Pró-Mat, Curitiba, p. 32-41, 1998.

CALDEIRA, A. D. Modelagem matemática na formação do professor de matemática: desafios e possibilidades. In: ANPED SUL, 2004, Curitiba. Anais... Curitiba, 2004.

D’AMBROSIO, B. S. Como ensinar matemática hoje? Temas e debates, Brasília, SBEM, n.2, p.9 22, 1999.

D’AMBROSIO, U. A história da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. Pesquisa em educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999, p. 97 – 115.

FREUDENTHAL, H. Mathematics as an educational task. Dordrecht: Reidel. 1973.

SILVA, L. M. Modelagem Matemática: um olhar a partir de triângulos epistemológicos. 2022. 29 f. Produto Educacional - Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2022.

VERTUAN, R. E. Práticas de Monitoramento Cognitivo em Atividades de Modelagem matemática. 2013. 247 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.

Publicado

2025-07-24

Cómo citar

VOCÊ SABE COMO CALCULAR SUA CONTA DE LUZ? UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE MATRIZES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. (2025). Aurum Editora, 296-307. https://doi.org/10.63330/aurumpub.002-021