AVALIAÇÃO GERIÁTRICA AMPLA (AGA): UMA ABORDAGEM MULTIDIMENSIONAL PARA A SAÚDE DO IDOSO

Autores

  • Gregório Otto Bento de Oliveira Autor
  • Diego de Carvalho Maia Autor
  • Leonardo Domingues Ramos Autor
  • Grazieli Aparecida Huppes Autor
  • Rosimeire Faria do Carmo Autor
  • Abia Matos de Lima Autor
  • Maria Clara da Silva Goersch Autor
  • Luciana Gobbi Autor
  • Victor Martins Aguilar Escobar Autor
  • Thiago Caetano Luz Autor

DOI:

https://doi.org/10.63330/aurumpub.014-015

Palavras-chave:

Avaliação geriátrica ampla, Saúde do idoso, Multidimensionalidade, Funcionalidade, Geriatria

Resumo

A Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) é um processo de diagnóstico multidimensional e interdisciplinar, desenvolvido para determinar as capacidades e os problemas médicos, psicossociais e funcionais de uma pessoa idosa. Seu objetivo principal não é apenas identificar doenças, mas sim entender o estado de saúde global do indivíduo para otimizar seu bem-estar e autonomia. Ao contrário de uma avaliação médica convencional, que tende a se concentrar em uma única queixa ou sistema orgânico, a AGA considera a pessoa de forma integral. Ela explora cinco domínios principais: saúde física (incluindo comorbidades e uso de medicamentos), funcionalidade (capacidade de realizar atividades de vida diária e instrumentais), saúde mental (avaliação de humor e cognição), ambiente social (suporte familiar e rede de apoio) e ambiente físico (segurança e barreiras arquitetônicas). A aplicação da AGA resulta na formulação de um plano de cuidados individualizado e coordenado pela equipe de saúde, que pode incluir médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e assistentes sociais. Esse método se mostra crucial para a prevenção de incapacidades, para a gestão de condições crônicas, para a promoção da independência e para a melhoria da qualidade de vida, sendo uma ferramenta fundamental na geriatria moderna.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

COSTA, E. F. A.; MONEGO, E. T. Avaliação Geriátrica. Ampla Revista da UFG, v.5, n. 2, 2003 on line. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2409521/ mod_resource/content/1/Avalia%C3%A7%C3%A3o%20Geri%C3%A1trica%20Ampla. pdf>. Acesso em 24 jul. 2025.

ERMIDA, J. G. Avaliação geriátrica global. In: VERÍSSIMO, M. T. Geriatria fundamental: saber e praticar. Lisboa: Lidel, 2014.

DOMINGUES, M. A. R. C; ORDONEZ, T. N.; SILVA, T. B. L. da. Instrumentos de avaliação de rede de suporte social. In: FREITAS, E. V. de; PY, L. Tratado de geriatria e gerontologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

FREITAS, E. V. de; COSTA, E. F. de A.; GALERA, S. C. Avaliação geriátrica ampla. In: FREITAS, E. V. de; PY, L. Tratado de geriatria e gerontologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

PEDRAO, R. A. A. O idoso e os órgãos dos sentidos. In: FREITAS, E. V. de; PY, L. Tratado de geriatria e gerontologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

Downloads

Publicado

2025-09-22

Como Citar

AVALIAÇÃO GERIÁTRICA AMPLA (AGA): UMA ABORDAGEM MULTIDIMENSIONAL PARA A SAÚDE DO IDOSO. (2025). Aurum Editora, 192-209. https://doi.org/10.63330/aurumpub.014-015