A CIÊNCIA DO ENVELHECIMENTO: GERONTOLOGIA E A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Gregório Otto Bento de Oliveira Autor
  • Diego de Carvalho Maia Autor
  • Leonardo Domingues Ramos Autor
  • Grazieli Aparecida Huppes Autor
  • Rosimeire Faria do Carmo Autor
  • Abia Matos de Lima Autor
  • Maria Clara da Silva Goersch Autor
  • Luciana Gobbi Autor
  • Victor Martins Aguilar Escobar Autor
  • Thiago Caetano Luz Autor

DOI:

https://doi.org/10.63330/aurumpub.014-012

Palavras-chave:

Gerontologia, Interdisciplinaridade, Envelhecimento, Histórico, Conceitos

Resumo

A gerontologia é um campo de estudo abrangente e essencialmente interdisciplinar que se dedica a compreender o processo de envelhecimento humano em todas as suas dimensões: biológicas, psicológicas, sociais e culturais. Longe de ser apenas uma especialidade médica, ela integra conhecimentos de diversas áreas, como a sociologia, a psicologia, a fisioterapia, a nutrição, a antropologia e a economia, para oferecer uma visão completa sobre a velhice. Seu histórico reflete a evolução da percepção social sobre o envelhecimento. Enquanto a geriatria, seu ramo médico, se estabeleceu para tratar as doenças dos idosos, a gerontologia surgiu com um olhar mais holístico e preventivo. No Brasil e no mundo, seu desenvolvimento esteve atrelado ao aumento da expectativa de vida e à necessidade de criar políticas públicas e serviços adequados para uma população que envelhece rapidamente. Os conceitos básicos em gerontologia, como o de envelhecimento ativo e a diferenciação entre velhice e senilidade, são cruciais para desmistificar preconceitos e promover uma qualidade de vida digna. O foco não está apenas na longevidade, mas na forma como as pessoas envelhecem, encorajando a participação social, a autonomia e o bem-estar. A interdisciplinaridade é, portanto, a força motriz que permite a Gerontologia responder aos desafios complexos do envelhecimento, promovendo uma abordagem integrada e humana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALMEIDA, L. C.; COSTA, R. S. O papel da educação física na prevenção de doenças crônicas em idosos. Rio de Janeiro: Editora Cidadela, 2020.

BESTER, Gisela Maria; MAITO, Vanessa Pontarola. Inclusão Democrática de Passageiros Idosos no Brasil a Partir da Lei nº 10.741/2003 e Efetividade do Novo Direito Fundamental ao Transporte Interestadual. 2006. Acesso em: 08 jan. 2025.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Guia prático para o cuidado de pessoas com Doença Crônica Não Transmissível no Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2020.

COSTA, M. J.; MENDES, S. M. Psicologia na terceira idade: intervenções para o bem-estar. São Paulo: Editora Viver, 2019.

DOMINGUES, M. A.; LEMOS, N. D. Gerontologia – os desafios nos diversos cenários de atenção. São Paulo: Manole, 2010.

FERREIRA, A. B.; LIMA, G. F. Biomedicina e o envelhecimento: da pesquisa ao diagnóstico. Belo Horizonte: Editora Horizonte, 2018.

FREITAS, E. V.; PY, L. Tratado de geriatria e gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2022.

GOLDENBERG, J. Promoção de Saúde na Terceira Idade – Dicas para viver melhor. Rio de Janeiro: Atheneu, 2010.

GOMES, F. A.; SANTOS, L. S. Fonoaudiologia e envelhecimento: intervenções em voz, audição e deglutição. Porto Alegre: Editora Sul, 2021.

GOMES, F. R. H. Envelhecimento humano: Cognição, qualidade de vida e atividade física. Curitiba: Appris, 2017.

LOPES, R. V.; PEREIRA, M. P. Fisioterapia na geriatria: reabilitação e qualidade de vida. Salvador: Editora Conexão, 2018.

MALTA, D. C. et al. Prevalência de doenças crônicas não transmissíveis e fatores associados em idosos brasileiros: dados da Pesquisa Nacional de Saúde. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 37, n. 8, e00234520, 2021.

NASCIMENTO, C. L. et al. Análise da intervenção nutricional em idosos: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 24, n. 1, p. 101-115, 2021.

OLIVEIRA, D. P.; RODRIGUES, E. B. Assistência social na terceira idade: um guia para a inclusão. Curitiba: Editora Conhecimento, 2019.

OLIVEIRA, D. V. Educação física em gerontologia. Curitiba: Appris, 2021.

PEREIRA, C. F.; CASTRO, M. R. Odontologia na geriatria: cuidados e tratamentos especializados. Brasília: Editora Saúde Bucal, 2022.

POPOV, D. C. S. Geriatria e gerontologia – Aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais do envelhecimento. São Paulo: Érica, 2014.

RAUL, C.; RIBEIRO, O. Manual de gerontologia – Aspectos biocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento. Lisboa: Lidel, 2012.

SILVA, E. M.; MARTINS, T. G. Farmacoterapia e polifarmácia em idosos. São Paulo: Editora Técnica, 2020.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA (SBGG).

Consenso Brasileiro sobre Doença de Alzheimer. 2022. Disponível em: https://sbgg.org.br/consenso-brasileiro-sobre-doenca-de-alzheimer/. Acesso em: 07 set. 2025.

SOUZA, L. G. A.; BRESSAN, J. Nutrição e envelhecimento: da teoria à prática clínica.

Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 65, n. 2, p. 162-169, 2019.

SOUZA, M. A.; CARVALHO, B. R. S. Impacto da nutrição na saúde óssea e muscular de idosos. Cadernos de Saúde Pública, v. 35, n. 4, p. e00123456, 2019.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Noncommunicable diseases country profiles 2018. Geneva: WHO, 2018.

Downloads

Publicado

2025-09-22

Como Citar

A CIÊNCIA DO ENVELHECIMENTO: GERONTOLOGIA E A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. (2025). Aurum Editora, 156-168. https://doi.org/10.63330/aurumpub.014-012