A CIÊNCIA DO ENVELHECIMENTO: GERONTOLOGIA E A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.63330/aurumpub.014-012Palavras-chave:
Gerontologia, Interdisciplinaridade, Envelhecimento, Histórico, ConceitosResumo
A gerontologia é um campo de estudo abrangente e essencialmente interdisciplinar que se dedica a compreender o processo de envelhecimento humano em todas as suas dimensões: biológicas, psicológicas, sociais e culturais. Longe de ser apenas uma especialidade médica, ela integra conhecimentos de diversas áreas, como a sociologia, a psicologia, a fisioterapia, a nutrição, a antropologia e a economia, para oferecer uma visão completa sobre a velhice. Seu histórico reflete a evolução da percepção social sobre o envelhecimento. Enquanto a geriatria, seu ramo médico, se estabeleceu para tratar as doenças dos idosos, a gerontologia surgiu com um olhar mais holístico e preventivo. No Brasil e no mundo, seu desenvolvimento esteve atrelado ao aumento da expectativa de vida e à necessidade de criar políticas públicas e serviços adequados para uma população que envelhece rapidamente. Os conceitos básicos em gerontologia, como o de envelhecimento ativo e a diferenciação entre velhice e senilidade, são cruciais para desmistificar preconceitos e promover uma qualidade de vida digna. O foco não está apenas na longevidade, mas na forma como as pessoas envelhecem, encorajando a participação social, a autonomia e o bem-estar. A interdisciplinaridade é, portanto, a força motriz que permite a Gerontologia responder aos desafios complexos do envelhecimento, promovendo uma abordagem integrada e humana.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L. C.; COSTA, R. S. O papel da educação física na prevenção de doenças crônicas em idosos. Rio de Janeiro: Editora Cidadela, 2020.
BESTER, Gisela Maria; MAITO, Vanessa Pontarola. Inclusão Democrática de Passageiros Idosos no Brasil a Partir da Lei nº 10.741/2003 e Efetividade do Novo Direito Fundamental ao Transporte Interestadual. 2006. Acesso em: 08 jan. 2025.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Guia prático para o cuidado de pessoas com Doença Crônica Não Transmissível no Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2020.
COSTA, M. J.; MENDES, S. M. Psicologia na terceira idade: intervenções para o bem-estar. São Paulo: Editora Viver, 2019.
DOMINGUES, M. A.; LEMOS, N. D. Gerontologia – os desafios nos diversos cenários de atenção. São Paulo: Manole, 2010.
FERREIRA, A. B.; LIMA, G. F. Biomedicina e o envelhecimento: da pesquisa ao diagnóstico. Belo Horizonte: Editora Horizonte, 2018.
FREITAS, E. V.; PY, L. Tratado de geriatria e gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2022.
GOLDENBERG, J. Promoção de Saúde na Terceira Idade – Dicas para viver melhor. Rio de Janeiro: Atheneu, 2010.
GOMES, F. A.; SANTOS, L. S. Fonoaudiologia e envelhecimento: intervenções em voz, audição e deglutição. Porto Alegre: Editora Sul, 2021.
GOMES, F. R. H. Envelhecimento humano: Cognição, qualidade de vida e atividade física. Curitiba: Appris, 2017.
LOPES, R. V.; PEREIRA, M. P. Fisioterapia na geriatria: reabilitação e qualidade de vida. Salvador: Editora Conexão, 2018.
MALTA, D. C. et al. Prevalência de doenças crônicas não transmissíveis e fatores associados em idosos brasileiros: dados da Pesquisa Nacional de Saúde. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 37, n. 8, e00234520, 2021.
NASCIMENTO, C. L. et al. Análise da intervenção nutricional em idosos: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 24, n. 1, p. 101-115, 2021.
OLIVEIRA, D. P.; RODRIGUES, E. B. Assistência social na terceira idade: um guia para a inclusão. Curitiba: Editora Conhecimento, 2019.
OLIVEIRA, D. V. Educação física em gerontologia. Curitiba: Appris, 2021.
PEREIRA, C. F.; CASTRO, M. R. Odontologia na geriatria: cuidados e tratamentos especializados. Brasília: Editora Saúde Bucal, 2022.
POPOV, D. C. S. Geriatria e gerontologia – Aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais do envelhecimento. São Paulo: Érica, 2014.
RAUL, C.; RIBEIRO, O. Manual de gerontologia – Aspectos biocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento. Lisboa: Lidel, 2012.
SILVA, E. M.; MARTINS, T. G. Farmacoterapia e polifarmácia em idosos. São Paulo: Editora Técnica, 2020.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA (SBGG).
Consenso Brasileiro sobre Doença de Alzheimer. 2022. Disponível em: https://sbgg.org.br/consenso-brasileiro-sobre-doenca-de-alzheimer/. Acesso em: 07 set. 2025.
SOUZA, L. G. A.; BRESSAN, J. Nutrição e envelhecimento: da teoria à prática clínica.
Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 65, n. 2, p. 162-169, 2019.
SOUZA, M. A.; CARVALHO, B. R. S. Impacto da nutrição na saúde óssea e muscular de idosos. Cadernos de Saúde Pública, v. 35, n. 4, p. e00123456, 2019.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Noncommunicable diseases country profiles 2018. Geneva: WHO, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gregório Otto Bento de Oliveira, Diego de Carvalho Maia, Leonardo Domingues Ramos, Grazieli Aparecida Huppes, Rosimeire Faria do Carmo, Abia Matos de Lima, Maria Clara da Silva Goersch, Luciana Gobbi, Victor Martins Aguilar Escobar, Thiago Caetano Luz (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.