VOCÊ SABE COMO CALCULAR SUA CONTA DE LUZ? UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE MATRIZES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.63330/aurumpub.002-021Palavras-chave:
Educação Matemática, Ensino, Consumo de energiaResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência com o desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática com estudantes do quarto ano do Ensino Médio durante a realização do Estágio Supervisionado Obrigatório do curso de Licenciatura em Matemática. A atividade “Você sabe como calcular sua conta de luz?” foi pensada como alternativa pedagógica para o ensino de Matrizes a partir de problematizações feitas sobre o ensino de matemática que acontece em sala de aula da Educação Básica e dos documentos legais que amparam este processo, entendendo que os conteúdos matemáticos podem ser trabalhados em contextos puramente matemáticos ou em diferentes situações do cotidiano. Com o desenvolvimento da atividade, foi possível dialogar com a ideia de que podemos, usando a matemática escolar, buscar respostas ou interpretar situações ou problemas da vida real, como o consumo de energia, levando em consideração variáveis como horário do dia, hábitos de consumo e custos tarifário.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Editora Contexto, 2012.
BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24, 2001, Caxambu. Anais... Caxambu, 2001.
BASSANEZI, R. C. Modelagem Matemática: uma disciplina emergente nos programas de formação de professores. Revista Biomatemática, Campinas, p. 9-22, 1999.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Editora Contexto, 2002.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem matemática & implicações no ensino-aprendizagem de matemática. Blumenau: Editora Furb, 1999.
BURAK, D. Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem. 1992. 460 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992.
BURAK, D. Formação dos pensamentos algébrico e geométrico: uma experiência com modelagem matemática. Revista Pró-Mat, Curitiba, p. 32-41, 1998.
CALDEIRA, A. D. Modelagem matemática na formação do professor de matemática: desafios e possibilidades. In: ANPED SUL, 2004, Curitiba. Anais... Curitiba, 2004.
D’AMBROSIO, B. S. Como ensinar matemática hoje? Temas e debates, Brasília, SBEM, n.2, p.9 22, 1999.
D’AMBROSIO, U. A história da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. Pesquisa em educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999, p. 97 – 115.
FREUDENTHAL, H. Mathematics as an educational task. Dordrecht: Reidel. 1973.
SILVA, L. M. Modelagem Matemática: um olhar a partir de triângulos epistemológicos. 2022. 29 f. Produto Educacional - Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2022.
VERTUAN, R. E. Práticas de Monitoramento Cognitivo em Atividades de Modelagem matemática. 2013. 247 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Vitor Pais Fernandes, Dayani Quero da Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.