AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA INSTITUCIONAL - ENTRE O SUJEITO E A INSTITUIÇÃO: AFETIVIDADE, MEDIAÇÃO E DIÁLOGO NA PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA

Autores

  • João Raimundo Batalha Júnior Autor

DOI:

https://doi.org/10.63330/aurumpub.028-057

Palavras-chave:

Psicopedagogia Institucional, Aprendizagem, Afetividade, Avaliação Psicopedagógica, Intervenção Educacional

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a avaliação e a intervenção psicopedagógica institucional, abordando seus fundamentos históricos e teóricos junto ao papel, às competências e à atuação do psicopedagogo institucional na escola contemporânea. Nossa investigação se fundamenta em autores clássicos das áreas de Psicopedagogia, Psicanálise e Psicologia do Desenvolvimento, como: Favez-Boutonnier (1962); Mauco (1979); Visca (1987; 1991); Paín (1985); Bossa (2011); Piaget (1976); Vygotsky (2007); Wallon (2007); Montessori (1965); Lacan (1998), pesquisadores cujas contribuições permitem compreender a aprendizagem como um fenômeno complexo e relacional, atravessado pela subjetividade. A esses estudiosos somamos as reflexões presentes na obra Afetividade e Aprendizagem (Batalha, 2022), na qual o autor destaca a contribuição de personagens centrais no início da história da Psicopedagogia e o diálogo com as teorias clássicas e contemporâneas, com ênfase na relevância da afetividade como eixo estruturante da aprendizagem, do vínculo, da mediação e do diálogo como elementos indispensáveis à prática psicopedagógica institucional. Na metodologia, além da revisão bibliográfica narrativa, recorremos à investigação teórica de natureza qualitativa. Concluiu-se que a atuação do psicopedagogo institucional é essencial para a humanização da escola, da prevenção do fracasso escolar e na promoção da aprendizagem significativa, reafirmando o papel desse profissional como mediador e pilar essencial entre sujeitos, saberes e instituições.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica. São Paulo: Loyola, 2006.

ANTONINO, Edileide; VIGAS, Maria Célia; PEIXOTO, Maria de Fátima (orgs.). Ação psicopedagógica: uma contribuição para a construção do conhecimento. Salvador: Editora da Assembleia Legislativa da Bahia, 2012.

AZEVEDO, Marcio Adriano de; SILVA, Cybelle Dutra da; MEDEIROS, Dayvyd Lavaniery Marques. Educação profissional e currículo integrado para o Ensino Médio: elementos necessários ao protagonismo juvenil, v. 4. Holos: Natal, p. 77-88, set. 2015.

BATALHA JÚNIOR, João Raimundo. Afetividade e aprendizagem. Fortaleza: Editora Dinâmica, 2022.

BOSSA, Alicia Fernández. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

FAVEZ-BOUTONNIER, Juliette. L’enfant en échec scolaire. Paris: Presses Universitaires de France, 1962.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LACAN, Jacques. Escritos. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

MAUCO, Georges. Les troubles du caractère chez l’enfant. Paris: Delachaux et Niestlé, 1979.

MONTESSORI, Maria. A criança. Tradução de Luiz Horácio da Matta. Rio de Janeiro: Record, 1965.

PAÍN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1985.

PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A formação social da mente. Tradução de José Cipolla Neto et al. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VISCA, Jorge. Clínica psicopedagógica: epistemologia convergente. Buenos Aires: Visca & Visca, 1987.

VISCA, Jorge. Psicopedagogia institucional: conceitos e fundamentos. Buenos Aires: Visca & Visca, 1991.

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. Tradução de Ana Maria Bessa. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2026-01-29

Como Citar

AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA INSTITUCIONAL - ENTRE O SUJEITO E A INSTITUIÇÃO: AFETIVIDADE, MEDIAÇÃO E DIÁLOGO NA PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA. (2026). Aurum Editora, 688-707. https://doi.org/10.63330/aurumpub.028-057