A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO: LIÇÕES A PARTIR DO DOCUMENTÁRIO “QUEM SE IMPORTA”

Autores

  • Antônia da Silva Pinto Autor
  • Charles Klemz Autor

DOI:

https://doi.org/10.63330/armv1n2-014

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Transformação social, Documentário “Quem se Importa”, Práticas pedagógicas, Formação docente

Resumo

Este artigo analisa as interseções entre as práticas transformadoras apresentadas no documentário “Quem se Importa” (2013), de Mara Mourão, e o papel do professor como agente de inclusão na educação. A partir de uma revisão de literatura e análise comparativa, busca-se destacar como o professor pode inspirar mudanças significativas na vida dos alunos e contribuir para uma sociedade mais inclusiva. O estudo evidencia a importância do engajamento do professor em práticas inclusivas e da formação docente voltada para a transformação social. Ao final, propõe reflexões sobre o impacto do ensino inclusivo como ferramenta de mudança na sala de aula e na sociedade. A metodologia adotada é qualitativa, com base na análise documental do filme e em estudos teóricos sobre educação inclusiva, formação docente, empreendedorismo social e transformação educacional. O processo metodológico foi dividido em três etapas: inicialmente, a análise do documentário permitiu identificar práticas e narrativas que evidenciam o potencial de transformação social por meio da ação individual e coletiva; em seguida, realizou-se uma revisão de literatura com foco no papel do professor como promotor da inclusão e da cidadania; por fim, refletiu-se sobre os pontos de convergência entre o conteúdo do filme e os princípios das práticas pedagógicas inclusivas. A pesquisa contribui para ampliar a compreensão do papel ético, social e formativo da docência em contextos educativos desafiadores.

Referências

KLEMZ, Charles. Inclusão transversal da diversidade humana a partir da perspectiva da educação e da teologia. São Leopoldo, RS, 2019. 124 p. Dissertação (Mestrado) - Faculdades EST, Programa de Pós-Graduação, São Leopoldo, 2019.

KLEMZ, Charles. Inclusão transversal da diversidade humana: um diálogo entre a teologia e a educação. São Leopoldo, RS: Oikos, 2021.

KLEMZ, Charles. Inclusão ou diversidade? Identidade!, v. 28, n. 1, p. 385-397, 2023.

MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão escolar – O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér; LANUTI, José Eduardo de Oliveira Evangelista. A escola que queremos para todos. São Paulo: Editora CRV, 2022.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér; PRIETO, Rosângela Gavioli; ARANTES, Valéria Amorim. Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus editorial, 2023.

QUEM se importa. Direção: Mara Mourão. Produção: Mara Mourão; Tatiana Battaglia. Roteiro: Mara Mourão. Brasil: Maria Farinha Filmes, 2014. 1 vídeo (93 min), son., color. Documentário.

Downloads

Publicado

2025-05-02

Como Citar

A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO: LIÇÕES A PARTIR DO DOCUMENTÁRIO “QUEM SE IMPORTA”. (2025). Aurum Revista Multidisciplinar, 1(2), 156-163. https://doi.org/10.63330/armv1n2-014