A IMPORTÂNCIA DA NEUROMODULAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE NEURODESENVOLVIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.63330/armv1n2-005Palavras-chave:
Neuromodulação e transtornos de neurodesenvolvimentoResumo
A neuromodulação tem se destacado como uma intervenção promissora na abordagem dos transtornos do neurodesenvolvimento técnicas como o neurofeedback e a estimulação transcraniana por corrente contínua (TDCS) e a fotobiomodulação vêm sendo utilizadas com o objetivo de promover regulação funcional cerebral e atenuar sintomas comportamentais e cognitivos. Este artigo discute os fundamentos neurobiológicos dessas técnicas revisa evidências científicas recentes e apresenta considerações clínicas a partir da experiência prática com pacientes.
Os transtornos do neurodesenvolvimento como o transtorno do espectro autista (TEA), o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e os transtornos da linguagem envolvem alterações funcionais e estruturais no sistema nervoso central impactando significativamente o comportamento, a cognição e a aprendizagem frente às limitações de algumas abordagens tradicionais. A neuromodulação surge como uma alternativa terapêutica complementar e não invasiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cristiane Teixeira Feital Martins (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.