O GÊNERO MICROCONTO E O LETRAMENTO LITERÁRIO ANTIRRACISTA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.63330/armv1n6-004Palavras-chave:
Microconto, Letramento literário, Antirracista, Pedagogia Histórico-Crítica, Prática pedagógicaResumo
O artigo desenvolve-se a partir da prática pedagógica realizada nas Vivências Pedagógicas oferecidas aos professores da Rede Municipal de Ensino de Araucária em fevereiro de 2023. Procurou-se, nesta oficina, contextualizar os docentes sobre os conceitos propostos, os quais iremos apresentá-los de maneira breve no decorrer do trabalho. Adiantamos que miniconto, ou microconto, ou nanoconto, é uma espécie de conto muito pequeno, produção esta que tem sido associada ao minimalismo. O miniconto apresenta uma narração dentro de apenas uma linha. A ideia é que no mínimo de palavras possíveis, seja apresentado todo um contexto e uma ação em torno do pouco que é revelado por aquelas palavras. Já letramento literário é o processo de apropriação da literatura enquanto linguagem e antirracista é o indivíduo que se insere, deliberadamente, em um processo de ação e oposição ativa ao racismo. A partir desses conceitos, os professores refletiram sobre sua prática pedagógica, pautada nos conceitos da Pedagogia Histórico-Crítica, que é o embasamento teórico deste município, e por fim, puderam realizar a escrita de um microconto com o enfoque da discussão. Para tanto, a atividade foi realizada sob o enfoque de teóricos que permeiam seus estudos, em algum momento na prática antirracista.
Referências
ARAUCÁRIA, Prefeitura Municipal de. Diretrizes Municipais de Educação. Araucária – Paraná: Secretaria Municipal de Educação, 2010.
BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica. Brasília: Secad, 2004.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo, SP: 2º ed. Contexto, 2014.
DUARTE, Newton. SAVIANI, Dermeval. Conhecimento escolar e a luta de classes: a pedagogia histórico-crítica contra a barbárie. Campinas, SP: 1º ed. Autores Associados, 2021.
FERNANDES, Florestan. O desafio educacional. São Paulo, SP: Editora Expressão Popular, 2020.
PINHO, Carolina Santos Barroso de. A Construção de uma pedagogia antirracista como estratégia revolucionária. In: BARREIRO, Alex. et al. Pesquisas e pedagogias: educação para as diferenças. Uberlândia, MG: Navegando Publicações, 2020.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: 11º ed. rev. Autores Associados, 2013.
SEABRA, Carlos. A onda dos microcontos. Revista Língua Portuguesa, edição de abril de 2010.
SOARES, Magda. A escolarização da Literatura Infantil e Juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy et al. (Orgs.). A escolarização da leitura literária: O Jogo do Livro Infantil e Juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, p. 17-48.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Swelen Freitas Gabarron Peralta (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.