DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ETANOL NA GASOLINA

Autores

  • Francisca Núbia Alves da Silva Autor

DOI:

https://doi.org/10.63330/aurumpub.015-008

Palavras-chave:

Gasolina, Teor de álcool, Adulteração

Resumo

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) estabeleceu que o padrão de álcool contido na gasolina passou de 27% para 30% em volume. Dessa forma, se o percentual obtido for inferior ou superior ao padrão estabelecido, a gasolina será configurada como produto adulterado, o qual, foi visualizado na amostra do composto experienciada dentro da disciplina de Laboratório de Química Orgânica do curso de Licenciatura Plena em Química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Ubajara, prática essa referente ao ano de 2022. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo determinar por meio de experimento o teor de etanol presente em uma amostra de gasolina comercial, sendo esta prática realizada por meio de titulação volumétrica. O método deu-se inicialmente em medir o teor de álcool da gasolina comercial a qual estava misturada com uma solução salina (NaCl + Água destilada). Em um segundo momento, foi medido o teor alcoólico da respectiva amostra, a qual estava misturada com água destilada. Como resultados, e de acordo com a atualização da ANP referentes ao teor de álcool na gasolina, os dados obtidos demonstraram que o teor de etanol na amostra do respectivo produto experienciada em laboratório configurava-se como adulterado, uma vez que os valores encontrados estão distantes do percentual permitido pela ANP.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Brasil). ANP ajusta especificações da gasolina para garantir qualidade com aumento da mistura de etanol (E30). Disponível em:https://www.gov.br/anp/pt-br/canais_atendimento/imprensa/noticias-comunicados/e30. Acesso em: 27 mai. 2025.

SILVANA, D. V. Determinação do teor de álcool na gasolina por meio da abordagem investigativa. 2013. 28 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso Especialização em Ensino de Ciências - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, 2013.

TAKESHITA, Elaine Vosniak et al. Adulteração de gasolina por adição de solventes: análise dos parâmetros físico-químicos. 2006.

Publicado

2025-09-29

Como Citar

DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ETANOL NA GASOLINA. (2025). Aurum Editora, 93-100. https://doi.org/10.63330/aurumpub.015-008