SOBERANIA, A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DO PIAUÍ COMO MARCO POLÍTICO, TECNOLÓGICO E EPISTÊMICO DE DECOLONIALIDADE DIGITAL NO BRASIL

Autores

  • Roderico Pompeu de Almeida Júnior Autor

DOI:

https://doi.org/10.63330/aurumpub.012-017

Palavras-chave:

Soberania tecnológica, Inteligência artificial, Decolonialidade digital, Administração pública, Piauí

Resumo

O presente artigo examina a criação da SoberanIA, iniciativa inédita do Governo do Estado do Piauí que institui a primeira plataforma de Inteligência Artificial em larga escala desenvolvida integralmente em língua portuguesa e sob controle público estatal. O foco investigativo é compreender de que modo a iniciativa se afirma como estratégia de soberania tecnológica e autonomia digital diante das dinâmicas globais de dominação, no enfrentamento das persistentes estruturas de colonialidade digital e na reconfiguração da gestão pública nacional. O enfoque investigativo adota uma abordagem qualitativa de cunho exploratório, ancorada nos fundamentos do método histórico-dialético, com base em análise documental e revisão bibliográfica. A interpretação dos dados foi orientada pela técnica de análise de conteúdo, com foco nas categorias de soberania tecnológica, decolonialidade digital e eficiência administrativa. Os achados revelam que a SoberanIA rompe com o ciclo de dependência tecnológica historicamente imposto ao Brasil, ao operar com infraestrutura própria, governança pública e bases de dados alinhadas às especificidades culturais, jurídicas e sociais do país. Mais do que um símbolo de resistência à lógica algorítmica eurocentrada, a plataforma inaugura um novo paradigma de atuação estatal, com impactos tangíveis em áreas estratégicas como saúde, segurança e educação. Seu implemento ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial e viabilidade às políticas de inclusão digital reforçam seu potencial como modelo de inovação pública ancorado em perspectivas decoloniais. Conclui-se que a SoberanIA não apenas desencadeia uma inflexão no campo das tecnologias emergentes no Brasil, como também reposiciona o Estado como agente ativo na formulação de soluções digitais eticamente orientadas e socialmente inclusivas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PIAUÍ. Piauí anuncia data de lançamento do SoberanIA: 1º modelo de IA treinado com base de dados em português e desenvolvido no Estado. Por Carlos Lustosa, 02 mai. 2025. Disponível em: https://sia.pi.gov.br/piaui-anuncia-data-de-lancamento-do-soberania-1o-modelo-de-ia

-treinado-com-base-de-dados-em-portugues-e-desenvolvido-no-estado/ Acesso em: 03 jun. 2025.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PIAUÍ. Governo do Piauí lança SoberanIA: primeira plataforma de inteligência artificial 100% em português. Por Antônio Luiz Moreira Bezerra, 05 fev. 2025. Disponível em: https://www.al.pi.leg. br/tv/noticias-tv-1/governo-do-piaui-lanca-soberania-primeira-plataforma-de-inteligen cia-artificial-100-em-portugues Acesso em: 03 jun. 2025.

CRISTÓVAM, J.; SOUSA, L. Colonialidade digital e soberania informacional: desafios para o Brasil no século XXI. Brasília: Editora UnB, 2024.

DESORDI, L. R.; BONA, C. C. Inteligência artificial na administração pública: entre a eficiência e os riscos éticos. Revista de Administração Pública, Belo Horizonte, v. 54, n. 2, p. 1-15, 2020.

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ. Governador Rafael Fonteles anuncia SoberanIA: primeira IA com base de dados 100% em português. Por Lucrécio Arrais, 18 dez. 2024. Disponível em: https://www.pi.gov.br/governador-rafael-fonteles- anuncia-soberan-ia-primeira-ia-com-base-de-dados-100-em-portugues-1/ Acesso em: 03 jun. 2025.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

NAS, E. Inteligência artificial e decolonialidade: epistemologias críticas no Sul Global. São Paulo: Edusp, 2024.

SECRETARIA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, ECONOMIA DIGITAL, CIÊNCIA,

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – SIA. SoberanIA: Rafael Fonteles anuncia lançamento da primeira IA com base de dados em português para fevereiro. Por Carlos Lustosa, 31 jan. 2025. Disponível em: https://sia.pi.gov.br/soberania‑rafael

-fonteles-anuncia-lancamento-da-primeira-ia-com-base-de-dados-em-portugues-para

-fevereiro/ Acesso em: 03 jun. 2025.

TAKO, M. F.; KAMEO, S. J. Pesquisa documental e análise de conteúdo: fundamentos e aplicações. Porto Alegre: Editora Fi, 2023.

Downloads

Publicado

2025-08-14

Como Citar

SOBERANIA, A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DO PIAUÍ COMO MARCO POLÍTICO, TECNOLÓGICO E EPISTÊMICO DE DECOLONIALIDADE DIGITAL NO BRASIL. (2025). Aurum Editora, 196-208. https://doi.org/10.63330/aurumpub.012-017