APRENDER FAZENDO: OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA

Autores/as

  • Josilene Paiva Silva Autor
  • Leanne Silva de Sousa Autor
  • Marco Aurélio da Silva Coutinho Autor
  • Fabio Adriano Santos e Silva Autor
  • Valeria Celia Lima Lopes Barros Autor
  • Maria do Carmo Sousa e Silva Autor
  • Francisco Cardoso Figueiredo Autor
  • Eziel Cardoso da Silva Autor
  • Naianna Sousa de Castro Autor
  • Santina Barbosa de Sousa Autor
  • Arthur Francisco de Paiva Alcântara Autor
  • Vicente de Sousa Marques Autor
  • Adriana de Sousa Lima Autor
  • Florisvaldo Clementino Santos Filho Autor
  • Jardes Figuerêdo do Rêgo Autor

DOI:

https://doi.org/10.63330/aurumpub.028-048

Palabras clave:

Educação ambiental, Sustentabilidade, Reutilização de resíduos, Óleo de cozinha, Educação de Jovens e Adultos

Resumen

Este trabalho aborda a realização de oficinas pedagógicas voltadas à reutilização do óleo de cozinha usado como matéria-prima para a produção de sabão líquido e em barra, com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental e a conscientização acerca dos impactos negativos do descarte inadequado desse resíduo no meio ambiente. O óleo residual de cozinha, quando descartado incorretamente, pode causar entupimentos na rede de esgoto, contaminação do solo e dos recursos hídricos, além de danos à fauna e à flora. As oficinas foram desenvolvidas com alunos da VI Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Unidade Escolar Professor Luiz Ubiraci de Carvalho, sendo realizadas em dois momentos distintos. O primeiro momento ocorreu em sala de aula e consistiu na apresentação do projeto, sensibilização ambiental, orientações sobre o descarte correto do óleo usado e uma mesa redonda para discussão dos cuidados e procedimentos necessários à fabricação do sabão. O segundo momento correspondeu à etapa prática, na qual os alunos participaram ativamente da produção do sabão, possibilitando a articulação entre teoria e prática. Durante a atividade prática, constatou-se a eficácia da oficina pedagógica como estratégia de ensino-aprendizagem, uma vez que os alunos puderam materializar os conhecimentos adquiridos, favorecendo a aprendizagem significativa e o protagonismo discente. Os resultados indicam que, após a aplicação das oficinas, os participantes passaram a adotar práticas mais sustentáveis, como a reutilização e reciclagem de resíduos, demonstrando maior consciência ambiental. Conclui-se que as oficinas pedagógicas constituem uma importante ferramenta de educação ambiental, especialmente no contexto da EJA, contribuindo para a formação de multiplicadores e para a promoção de uma relação mais sustentável com o meio ambiente.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 3 ago. 2010.

CALDAS, C. L.; CARVALHO, L. S.; BASTOS, L. S.; BARROS, S. C. B; Produção de sabão ecológico como metodologia de ensino de ciências no programa residência pedagógica. Conedu, VI Congresso de Educação. 2022.

CANDAU,V. M., ZENAIDE, M. N. T. Oficinas Aprendendo e Ensinando Direitos Humanos, João Pessoa: Programa Nacional de Direitos Humanos; Secretaria da Segurança Pública do estado da Paraíba; Conselho Estadual da Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão, 1999.

CASTRO, C.F. O meio ambiente visto pela comunidade escolar do Engenho Maranguape – Município do Paulista – PE: concepções, problemas e relações sócioambientais. 2001. 116f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2001.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 2005.

JACOBI, Pedro Roberto. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 189–205, 2003.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação ambiental e movimentos sociais: formação, cidadania e emancipação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

LOPES, R. C.; BALDIN, N.. In: Anais do IX Congresso Nacional de Educação ambiental para a reutilização do óleo de cozinha na produção de sabão – projeto “Ecolimpo” Educação (EDUCERE) – III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Paraná: PUC, 2009.

NEVES, B. F.; ALBUQUERQUE, F. L.; YAMAGUCHI, K. K. L.; A produção de sabão como uma forma de preservação do meio ambiente e de ensino de Ciências. Scientia Naturalis. 2020.

Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro091.pdf >acesso em: 11/01/2025.

OLIVEIRA, Maria Gabriela Martins de. Oficinas pedagógicas e Aprendizagem Significativa: contribuições para a construção dos saberes geográficos nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018.

SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Óleo de cozinha usado: descarte correto e impactos ambientais. São Paulo, 2018.

Silva, Carmem. Óleo de cozinha usado: como ferramenta de educação ambiental para alunos do ensino médio. Santa Maria. 2013.

Wildner, Loreni. Reciclagem de óleo comestível e fabricação de sabão como instrumento de educação ambiental. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, Universidade Federal de Santa Maria, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/4243/2811 > acesso em 11/01/2025.

Publicado

2026-01-13

Cómo citar

APRENDER FAZENDO: OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA. (2026). Aurum Editora, 566-581. https://doi.org/10.63330/aurumpub.028-048