DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NA ERA DAS TELAS: ENTRE MÉTODOS E MEDIAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.63330/aurumpub.002-014Palavras-chave:
Alfabetização, Uso de telas, Métodos de ensino, Letramento digitalResumo
O artigo analisa as estratégias e métodos mais eficazes para a alfabetização de crianças no contexto contemporâneo marcado pelo uso excessivo de telas. Por meio de revisão bibliográfica e análise de estudos empíricos recentes, busca-se compreender os impactos da exposição prolongada às tecnologias digitais sobre os processos de aquisição da leitura e escrita. A pesquisa aponta para a necessidade de um equilíbrio entre práticas tradicionais e recursos tecnológicos mediados pedagogicamente, ressaltando o papel do professor na curadoria e mediação das interações digitais.
Downloads
Referências
CHRISTAKIS, Dimitri A. Os efeitos do uso de mídia por bebês: o que sabemos e o que deveríamos aprender? Acta Paediatrica, v. 98, n. 1, p. 8–16, 2009.
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. 18. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.
MONTESSORI, Maria. A criança. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Didática: questões contemporâneas. Petrópolis: Vozes, 2013.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2004.
TEBEROSKY, Ana. Aprender a escrever: das concepções infantis à intervenção pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2007.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jane Sasso Pereira da Costa, Denise dos Santos Martins, Denise Villani, Erica Tatiana Petroceli Machado, Fernanda de Lima, Lucas Bittencourt Benites, Suellen Salgueiro Rios Minhos, Thaís Gavião de Mello Menezes (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.