TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA PARA O MANEJO DA ANSIEDADE EM PRÉ-ADOLESCENTE: UM ESTUDO DE CASO EM TERAPIA ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL INFANTIL

Autores

  • Ana Maria Souza Martins Autor
  • Reginaldo Pedroso Autor

DOI:

https://doi.org/10.63330/aurumpub.003-002

Palavras-chave:

Terapia analítico-comportamental infantil, Habilidades sociais, Treinamento de habilidades sociais

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso clínico desenvolvido no contexto do Estágio Obrigatório em Psicologia Clínica, com o objetivo de analisar os efeitos da Terapia Analítico- Comportamental Infantil (TACI) associada ao Treinamento de Habilidades Sociais (THS) na redução de sintomas ansiosos e na ampliação do repertório interpessoal de uma pré-adolescente. A cliente, de 12 anos, apresentava queixas de ansiedade e dificuldades em interações sociais, especialmente no ambiente escolar. Foram realizadas 18 sessões de psicoterapia, fundamentadas nos princípios da Análise do Comportamento, com intervenções baseadas na análise funcional e estratégias de modelagem, reforço diferencial e treino de habilidades sociais. Os resultados indicaram melhora significativa no desempenho social da cliente, redução dos sintomas ansiosos e desenvolvimento de habilidades de autoexpressão e auto-observação. O envolvimento da figura materna foi identificado como fator facilitador do processo terapêutico. Apesar dos resultados positivos, o estudo apresenta limitações metodológicas, como a ausência de instrumentos padronizados e o fato de tratar-se de um único caso clínico. Sugere-se a replicação da intervenção com outros perfis e contextos, bem como o uso de formatos grupais e acompanhamentos longitudinais. Os achados reforçam a efetividade da TACI e do THS como estratégias clínicas fundamentadas na análise funcional do comportamento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BARCELLOS, A. B.; HAYDU, V. B. História da psicoterapia comportamental. In: RANGÉ,

B. (Org.). Psicoterapia comportamental e cognitiva: pesquisa, prática, aplicações e problemas. Campinas: Editorial Psi I, 1998.

BAUM, W. M. Compreender o Behaviorismo: Comportamento, Cultura e Evolução. Artmed Editora, 2005.

BICHARA, I. D. Brincadeiras de meninos e meninas: Segregação e estereotipia em episódios de faz-de-conta. Temas da Psicologia da SBP, 9 (1), 19-28, 2001.

BORGES, N. B. B; CASSAS, F. A. Clínica analítico-comportamental: aspectos teóricos e práticos. Porto Alegre: Artmed, 2012.

CABALLO, V. E. (1999). Manual de técnicas de terapia e modificação do comportamento. São Paulo: Editora Santos, p. 361-398, 1999.

CABALLO, V. E. Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. São Paulo: Editora Santos, 2003.

CÂNDIDO, G. V; FERREIRA, T. A. S. Terapia Analítico-Comportamental: reflexões sobre a sistematização de uma prática. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamiento, 30(1), 139-157, 2022.

DE QUEIROZ, L. B.; DE MEDEIROS, F. H. Possibilidades da Análise Funcional do Comportamento Verbal para a Prática Clínica. Perspectivas em Análise do Comportamento, v. 13, n. 2, p. 143-154, 2022.

DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia das relações interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes, 2001.

DEL PRETTE, G. Terapia analítico-comportamental infantil: relações entre o brincar e comportamentos da terapeuta e da criança. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática (2ª ed.). Petrópolis: Vozes, 2005.

FARIAS, A. K. C. R. Análise comportamental clínica. Aspectos teóricos e estudos de caso. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FERREIRA, J. A. S.; SANTOS, A. B.; MATOS, M. A.; MOURA, D. M.; RODRIGUES, M.

E. Psicoterapia analítico-comportamental: fundamentos e aplicações clínicas. Edufpi, 2017.

FERREIRA, T. A. S.; SANTOS, F.; MATOS, J.; MOURA, M.; RODRIGUES, S. Qual o

Objetivo da Análise do Comportamento Clínica? Acta Comportamentalia, Vol. 25, N. 3, pp. 395-410, 2017.

GUILHARDI, H. J. Conceitos e técnicas da terapia analítico-comportamental. Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR), 2012.

GUILHARDI, H. J. Considerações conceituais e históricas sobre a terceira onda no Brasil. Trabalho apresentado no XXI Encontro da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, Curitiba, 2012.

LEONARDI, J. L. O lugar da terapia analítico-comportamental no cenário internacional das terapias comportamentais: um panorama histórico. Perspectivas [online]. vol.6, n.2, pp. 119-

131. ISSN 2177-3548, 2015.

LEONARDI, J. L. Prática baseada em evidências em psicologia e a eficácia da análise do comportamento clínica. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

LUCENA-SANTOS, P.; OLIVEIRA, M. S.; PINTO-GOUVEIA, J. Terapias comportamentais de terceira geração: guia para profissionais. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2015.

MATOS, D.; FALCONE, E. M. O. Treinamento de habilidades sociais para crianças. In: DEL PRETTE, Z. A. P., DEL PRETTE, A. (Orgs.). Psicologia das habilidades sociais: Terapia e educação. Vozes, 2005.

MEDEIROS, C. A. Comportamento verbal na terapia analítico comportamental. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 4(2), 105- 118, 2002.

MOREIRA, M. B.; MEDEIROS, C. A. Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2019.

MOURA, C. B.; GROSSI, R.; HIRATA, P. Análise funcional como estratégia para a tomada de decisão em psicoterapia infantil. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 26, p. 173-183, 2009.

NAVES, A. R. C. X.; ÁVILA, R. R. Formulação comportamental na terapia analítico- comportamental infantil. In DE-FARIAS, A. K. C. R.; FONSECA, F. N.; L. B. NERY (Orgs.), Teoria e Formulação de casos em Análise Comportamental Clínica (pp. 131-163). Porto Alegre: Artmed, 2018.

NENO, S. Análise Funcional: Definição e aplicação na Terapia Analítico-comportamental.

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, V (2), 151-165, 2003.

SANTOS, V. A.; PITANGA, A. V. Terapia Analítico-Comportamental Infantil: Práticas Criativas do Terapeuta no Atendimento com Crianças. Ed. Juruá, 2022.

SIDMAN, M. Coerção e suas implicações. Campinas, SP: Editorial Psy, 1989. SKINNER, B. F. O Comportamento Verbal. Cultrix, 1978.

SKINNER, B. F. Ciência e Comportamento Humano, 2003.

SKINNER, B.F. Sobre o behaviorismo. São Paulo: Cultrix, 1974.

TODESCHINI, M. E. C. Clínica infantil analítico-comportamental: um olhar sobre a prática. São Paulo: Roca, 2007.

TODOROV, J. C. O conceito de contingência tríplice na análise do comportamento humano.

Psicologia: teoria e pesquisa, 1, 140 -146, 1985, 1985.

VANDENBERGHE, L. A prática e as implicações da análise funcional. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v. 4, n. 1, p. 35-45, 2002.

WATSON, J. A psicologia como o behaviorista a vê. Temas em Psicologia, v. 16, n. 2, 2008.

Downloads

Publicado

2025-04-28

Como Citar

TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA PARA O MANEJO DA ANSIEDADE EM PRÉ-ADOLESCENTE: UM ESTUDO DE CASO EM TERAPIA ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL INFANTIL. (2025). Aurum Editora, 13-39. https://doi.org/10.63330/aurumpub.003-002