O PAPEL DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TEA EM IDADE PRÉ-ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.63330/aurumpub.020-003Palavras-chave:
Formação de professores, Educação inclusiva, SustentabilidadeResumo
A complexidade dos desafios socioambientais contemporâneos demanda uma reconfiguração da educação, posicionando a formação de professores como um eixo estratégico. Contudo, a preparação docente frequentemente aborda a educação inclusiva e a sustentabilidade de forma fragmentada, gerando uma lacuna entre as políticas educacionais e a prática pedagógica. Nesse contexto, o presente artigo teve como objetivo analisar, por meio de uma revisão de literatura, as bases conceituais, os desafios e as propostas para a formação de professores na interface entre esses dois campos. A metodologia consistiu em uma revisão de literatura de natureza qualitativa, com análise de conteúdo temática de 13 artigos científicos em língua portuguesa, selecionados a partir de critérios de relevância e atualidade. Os resultados indicam uma forte convergência teórica e ética entre inclusão e sustentabilidade, ambas fundamentadas em princípios de justiça, cuidado e crítica a modelos excludentes e predatórios. No entanto, a literatura aponta de forma consensual que a estrutura curricular disciplinar e desarticulada dos cursos de licenciatura é o principal obstáculo para a efetivação dessa interface. Conclui-se que a superação desse desafio exige uma mudança paradigmática na formação docente, transitando de um modelo conteudista para uma abordagem integrada e interdisciplinar. O estudo contribui ao sistematizar este campo de conhecimento emergente e ao oferecer subsídios para a reestruturação de políticas e práticas formativas mais alinhadas às demandas do século atual.
Downloads
Referências
BALBINO, Elisa Maria Santos et al. O Aluno com Transtorno do Espectro Autista e o mediador escolar: um olhar inclusivo. Diversitas Journal, v. 6, n. 1, p. 1593-1605, 2021.
BARRETO, Galláxia Lúcia Silva; DE ANDRADE, Luci Carlos. Inclusão e diversidade: Jogos e brincadeiras como ferramentas de alfabetização e letramento para crianças com TEA na educação infantil. Revista Diálogos Interdisciplinares, v. 4, n. 16, p. 492-510, 2024.
DA SILVA, Maria Angélica; SILVA, Daniele Nunes Henrique. O jogo de papéis e a criança com autismo na perspectiva históricocultural. Psicologia Em Estudo, v. 22, n. 3, p. 485-496, 2017.
DE ARAÚJO, Adriana Silvino; DOURADO, Jakson Luis Galdino. Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a empregabilidade: entre a formação e a inclusão. Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade, v. 9, n. 20, p. 291-306, 2022.
MASSALAI, Renata; PEREIRA, Camila Marchiori; COUTINHO, Diógenes José Gusmão. Estimulando as funções cognitivas: Estratégias e jogos para desenvolvimento cognitivo. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10, n. 3, p. 2442-2455, 2024.
MAYRINK, Izabelle Bastos Ribeiro. A importância do Modelo Denver de Intervenção Precoce no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista: Uma revisão bibliográfica. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 3, p. 2120-2133, 2023.
MELLO, Ana Julia Queiroz; LÔBO, Yasmin Lúcio; BORGES, Elisabeth Maria de Fátima. A ludicidade como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. Revista Científica de Educação, v. 9, n. 1, 2024.
MELO, Frans Robert Lima; MOLINA, Adão Aparecido. Abordagem da Teoria Histórico-Cultural para o brincar na Educação Infantil. Educação em Análise, v. 10, p. 1-14, 2025.
MENDES, Teresa; VELOSA, Marta. Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar. Pro-Posições, v. 27, n. 2, p. 115-132, 2016.
MOITINHO, Karina dos Santos et al. Relação entre o brincar e o perfil sensorial de crianças com Transtorno do Espectro Autista. ARACÊ, v. 7, n. 2, p. 8626-8651, 2025.
MOLINA, Lina Maria Moreno; FRANCISCO, Marcos Vinicius; SHIMAZAKI, Elsa Midori. Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista:(in) visibilidade no processo de formação em curso de pedagogia. Revista Teias, v. 25, n. 76, p. 348-360, 2024.
MOURA, Alanna et al. O brincar e sua influência no desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, v. 21, n. 1, p. 24-38, 2021.
POLETTO, Raquel Conte. A ludicidade da criança e sua relação com o contexto familiar. Psicologia em estudo, v. 10, p. 67-75, 2005.
RIBEIRO, Fernanda Borges; FADEL, Luciane Maria; ROVER, Aires José. Jogo como recurso de aprendizagem no processo de desenvolvimento da linguagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 10, n. 22, p. 264-288, 2023.
SILVA, Clodoaldo Matias et al. O lúdico e sua contribuição na aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Marupiara| Revista Científica do CESP/UEA, n. 13, p. 52-71, 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Uanderson da Silva Lima, Rúbia Tatiana Santana de Souza Frederico, Edna Margarita Pardo Prieto, Christian Douglas Oliveira Araújo, Talitha Munique Cibrão dos Santos Varela, Rose Cristina Veiga, Ariana Geraldo Limas, Hiarles Dias dos Santos, Kayla Alcantara Mazzei, Hernilton Silva Ferreira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.