FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIÁLOGOS SOBRE O USO DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.63330/aurumpub.011-051Palavras-chave:
Formação de professores, Literatura infantil, AlfabetizaçãoResumo
A formação de professores se dá a partir dos estudos de algumas temáticas relacionadas a Educação, visando a melhoria do ensino e o aperfeiçoamento em sala de aula. Nesse contexto, a Literatura Infantil apresenta-se como recurso para o desenvolvimento dos conteúdos nas salas de alfabetização e, a fim de estreitar laços entre a teoria das formações e a prática em sala de aula, surgiu a necessidade de contribuir com a formação, apresentando aos professores e coordenadores pedagógicos um novo olhar sobre o trabalho como a literatura infantil. O objetivo desta pesquisa que é qualitativa, tipo intervenção e colaborativa, é, a partir de entrevista semiestruturada, aplicada em uma escola Municipal, conhecer o perfil dos trabalhos com a literatura infantil e compreender como os professores veem o trabalho com a literatura infantil e como a utilizam nas turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, e de posse dessas informações elaborar uma formação para estes professores, sobre a temática trabalhada. Os teóricos utilizados nessa pesquisa foram: Gasparotto e Menegassi (2016), Ibiapina (2004), Imbernón.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. 2008. Disponível em: http://www.fnde.gov.br. Acesso: 22 de ago de 2025.
CABRAL, M.B.L. Formação docente e pesquisa colaborativa: orientações teóricas e reflexões práticas, 2012. Disponível em: <http://www.anpae.org.br/seminário/ANPAE2012/4_formacao.html.> Acesso:06/09/2025
COSSON, R. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: contexto, 2012
IBIAPINA, M.L.M. Docência Universitária: um romance construído na reflexão dialógica. 2004.393f. tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2004.
FARIA, M.A. Como usar literatura infantil em sala de aula.5 ed. São Paulo: Contexto:2015
GASPAROTTO, D.M.; MENEGASSI, R.J. Aspetos da pesquisa colaborativa na formação docente. Florianópolis: Perspectiva, v.34, n.3, p.948-973, set./dez.2016.
GOULART, Cecília M.A; SOUZA, Marta (Orgs.). Como alfabetizar? Na roda com professoras dos anos iniciais. Campinas. São Paulo: Papirus, 2015.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história & histórias. 4ed. São Paulo: Ática, 1988.
MATTOS, Carmem Lúcia G. de. A abordagem etnográfica na investigação científica. UERJ: 2001.
MEIRELES, Cecília. Problemas na literatura infantil. 3ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984.
MICOTTI, M.C.O. Leitura e escrita: como aprender com êxito por meio da pedagogia de projetos. São Paulo: Contexto, 2009.
PIMENTA, Selma G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Disponível em: http://revita.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/50/46. Acesso em 07 de jul 2015, Nuances, Vol. III, p.5-14, set, 1997.
SMOLKA, Ana Luiza B. [et al]. Leitura e desenvolvimento da linguagem. 2 ed. São Paulo: Global; Campinas, SP: ALB – Associação de Leitura do Brasil, 2010.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional.16 ed. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Karla Dayanne Braga Abreu Aguiar, Tyciana Vasconcelos Batalha, Vanessa Santos Martins, Keyne Conceição Marques Silva , Erisvaldo Cardoso Correia , Denise Garras Ferreira de Lima , Maria Inês Castro Nascimento, Widna Carvalho Lima , Virjane Oliveira Furtado , Darlane Carla de Sousa Oliveira Barbosa (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.