ALÉM DA ESPECIALIZAÇÃO: A TRANSDISCIPLINARIDADE COMO RESPOSTA AOS DESAFIOS DA ATENÇÃO AO IDOSO
DOI:
https://doi.org/10.63330/aurumpub.014-014Palavras-chave:
Cuidado integral, Transdisciplinaridade, Pessoa idosa, Saúde, EnvelhecimentoResumo
O cuidado integral à saúde da pessoa idosa é um conceito fundamental que busca atender não apenas às suas necessidades físicas, mas também às emocionais, sociais e espirituais, considerando o indivíduo de forma completa. Nesse contexto, a transdisciplinaridade emerge como uma abordagem essencial para superar os desafios impostos pela fragmentação do conhecimento especializado. Diferente da interdisciplinaridade, que promove a colaboração entre as disciplinas, a transdisciplinaridade vai além, integrando saberes de diversas áreas (medicina, enfermagem, psicologia, serviço social, terapia ocupacional, entre outras) para criar um corpo de conhecimento e um modelo de intervenção unificado. A aplicação prática dessa abordagem na atenção ao idoso exige que a equipe multiprofissional atue de forma integrada, quebrando as barreiras disciplinares e compartilhando responsabilidades. Em vez de cada profissional focar em seu campo específico, a transdisciplinaridade permite a construção de um plano de cuidado singular e coeso, centrado nas necessidades da pessoa idosa. Por exemplo, em casos de demência, a equipe pode atuar de maneira coordenada para tratar os sintomas médicos, oferecer suporte psicológico, adaptar o ambiente e auxiliar a família, criando um fluxo de cuidado contínuo e mais eficaz.
Downloads
Referências
ALMEIDA, E. B.; SILVA, T. B. L. Transdisciplinaridade: um modelo de trabalho em Gerontologia. Revista Kairós-Gerontologia, v. 24, n, 9, 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2015.
BRASIL. Política Nacional de Humanização. 2015. Disponível em: https://bvsms. saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_humanizacao_pnh_folheto.pdf. Acesso em: 8 ago. 2025.
DOMINGUES, M. A.; LEMOS, N. D. Gerontologia – Os desafios nos diversos cenários de atenção. São Paulo: Manole, 2010.
FREITAS, E. V.; PY, L. Tratado de geriatria e gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2022.
HUMANIZA SUS. Cadernos HumanizaSUS: atenção hospitalar. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2013.
HUMANIZA SUS. Política Nacional de Humanização (PNH). Brasília, 2013.
MORIN, E. Complexidade e transdisciplinaridade. A reforma da universidade e do ensino fundamental. Natal: EDUFRN, 1999.
RAUL, C.; RIBEIRO, O. Manual de Gerontologia – Aspectos biocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento. Lisboa: Lidel, 2012.
RODRIGUES, M. Cuidado Integral. Ações contemporâneas em saúde. Campinas: Mercado de Letras, 2012.
SARGENT, L. et al. Bringing transdisciplinary aging research from theory to practice.
Gerontologist, v. 62, n. 2, 2022.
VERAS, R. O modelo assistencial contemporâneo e inovador para os idosos. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 23, n. 1, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gregório Otto Bento de Oliveira, Diego de Carvalho Maia, Leonardo Domingues Ramos, Grazieli Aparecida Huppes, Rosimeire Faria do Carmo, Abia Matos de Lima, Maria Clara da Silva Goersch, Luciana Gobbi, Victor Martins Aguilar Escobar, Thiago Caetano Luz (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.