PIBID DE MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSOR FRANCISCO DE ASSIS PEDROSA
DOI:
https://doi.org/10.63330/aurumpub.013-006Palavras-chave:
Planejamento, Aula prática, Projeto, Recomposição, AvaliaçãoResumo
Este artigo propõe relatar uma experiência vivenciada pelos alunos do CEEP Professor Francisco de Assis Pedrosa uma instituição escolar de ensino médio profissionalizante com os pibidianos no ano de 2023. Fundamentado no plane-jamento prévio com aulas práticas desenvolvidas no laboratório de Matemática desta instituição com a supervisão da professora do programa. Aplicou-se uma metodologia ativa (sala de aula invertida, projeto e resolução de problemas) utilizando-se materiais concretos e jogos. O objetivo foi a recomposição dos conhecimentos matemáticos que não foram aprendidos durante a pandemia como: Aritmetica, Geometria plana, Geometria espacial, Álgebra e trigonometria de uma forma prática, criativa e transdisciplinar. Vê-se que essa metodologia de ensino apresentou resultado, pois passou de 3,3 para 4,4 nas avaliações processuais aplicadas para os alunos dos terceiros anos da rede de ensino do Rio Grande do Norte no ano de 2025.
Downloads
Referências
CAMPOS, Vanessa T. B. Ações formativas como estratégia de desenvolvimento profissional de professores na educação superior e (trans)formação da prática docente na Universidade Federal de Uberlândia - MG. Relatório Estágio Pós-Doutoral. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Para onde vai o Professor? Resgate do Professor como Sujeito de Transformação, 10. Ed. São Paulo. Libertad, 2003.
ALVES, Flora. Gamification - como criar experiências de aprendizagem engajadoras. Um guia completo: do conceito à prática. 2ª ed. São Paulo: DVS, 2015.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Imitação, Jogo e Sonho, Imagem e Representação. 2. ed. Tradução Álvaro Cabral; Christiano Oiticica. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
PONTUAL, Roberto. (org.). América Latina Geometria Sensível. Edições Jornal do Brasil/GBM, Rio de Janeiro: 1978.
SACRISTÁN, J. G. Consciência e Ação sobre a Prática como Libertação Profissional dos Professores, Apud. Nóvoa. Porto: Porto Editor, 1995.
SAINZ, Carmem I. Matemáticas através del juego (gamificación). Logroño: Universidad de La Rioja, 2015.
SCIENTIFIC, American. Matemáticas en el mundo moderno. Tradução Miguel de Guzman Ozamiz. Madrid: Editorial Blume, 1974. TEIXEIRA, Manoel L. C. Alfabetização Matemática. Rio de Janeiro: Fábrica do Livro, 2010 a.
TEIXEIRA, Manoel L. C. Matemática e o caminho das artes. Rio de Janeiro: Impresso, Gráfica Ao Livro Técnico, 2010 b.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. (trad. Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche, José Cipolla Neto, ed. orig. 1960). São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sidney Barbosa de Sena, Francisco de Assis Alves da Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.