O JORNAL APAGADO: ARTE, MEMÓRIA E CRÍTICA NA OBRA DE LEILA DANZIGER

Autores

  • Maximiano Duval da Silva Cirne Autor

DOI:

https://doi.org/10.63330/aurumpub.012-041

Palavras-chave:

Leila Danziger, Artes visuais, Memória, Esquecimento, Jornais

Resumo

O presente artigo investiga a obra da artista visual e escritora Leila Danziger, com ênfase em suas experimentações a partir da materialidade dos jornais impressos. A análise busca compreender como, por meio de procedimentos de apagamento, rasura e reinscrição, a artista elabora um pensamento poético que tensiona as relações entre memória e esquecimento. Nesse percurso, a pesquisa evidencia a potência estética e crítica da efemeridade da notícia, sua obsolescência e fragilidade como suporte, articulando tais aspectos às noções de repetição, melancolia e temporalidade. Assim, a obra de Danziger é interpretada como um gesto de resistência frente ao aceleramento contemporâneo, instaurando um tempo contemplativo que, ao resgatar fragmentos e vestígios, questiona tanto a função social do jornal quanto os modos de construção da experiência cotidiana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins, 2009.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: Do leitor ao navegador. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

DANZIGER, Leila. Diários públicos: Jornais e esquecimento, 2005. Disponível em <http://revistazcultural.pacc.ufrj.br/diarios-publicos-jornais-e-esquecimento-de-leila-danziger-2>. Acesso em 30 de outubro de 2016.

DANZIGER, Leila (Org.). Diários públicos: Sobre memória e mídia. Rio de Janeiro: Editora Contracapa, 2014.

DANZIGER, Leila (Org.). Todos os nomes da melancolia. Rio de Janeiro: Apicuri, 2012.

GALLI, Tânia Mara; NASCIMENTO, Maria Lívia do; MARASCHIN, Cleci. Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2012.

MENEZES, Filipe Amaral Rocha de. O esquecimento e o não esquecimento: Diário públicos, de Leila Danziger, 2014. Disponível em <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/maaravi/article/viewFile/5835/5044>. Acesso em 31 de outubro de 2016.

PELBART, Peter Pál. A vertigem por um fio – Políticas da subjetividade contemporânea. São Paulo: Iluminuras, 2000.

VINHOSA, LUCIANO. Obra de arte e experiência estética: arte contemporânea em questões. Rio de Janeiro: Apicuri, 2011.

Downloads

Publicado

2025-08-29

Como Citar

O JORNAL APAGADO: ARTE, MEMÓRIA E CRÍTICA NA OBRA DE LEILA DANZIGER. (2025). Aurum Editora, 515-526. https://doi.org/10.63330/aurumpub.012-041