UMA LEITURA PSICANALÍTICA DOS OUVIDORES DE VOZES E DA ESCUTA ÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.63330/aurumpub.024-033Palavras-chave:
Ouvir Vozes, Psicanálise, Inconsciente, AlucinaçãoResumo
Este artigo propõe uma análise da experiência de ouvir vozes a partir da perspectiva psicanalítica. Tal abordagem, diferenciando-se da abordagem psiquiátrica tradicional e que tende a classificar tais fenômenos como alucinações associadas à psicose pois considera as vozes como manifestações significantes do inconsciente. Por meio de referências teóricas de Freud e Lacan, discute-se o lugar da alucinação auditiva na economia psíquica, explorando o conceito de foraclusão e a relação entre o sujeito e o outro. Discute-se também o estigma social e religioso que cerca os ouvidores de vozes, frequentemente tomados como "possuídos", "endemoniados" ou "loucos", o que reforça a exclusão subjetiva desses sujeitos. O artigo visa contribuir para uma escuta clínica mais implicada e ética, valorizando o sentido subjetivo das vozes e sua inserção na cadeia simbólica do sujeito. Metodologicamente o mesmo foi elaborado por meio da leitura de artigos e livros que abordam o tema e sua construção foi assentada nos saberes expostos em tais fontes.
Downloads
Referências
FREUD, S. Formulações sobre os dois princípios do funcionamento psíquico (1911). In: FREUD, S. Obras Psicológicas de Freud.. Rio de Janeiro: Imago, 1976. v. XII.
FREUD, S.. Neurose e psicose (1924). In: FREUD, S. Obras Psicológicas de Freud.. Rio de Janeiro: Imago, 1976. v. XII.
LACAN, J. O seminário, livro 3: As psicoses (1955-1956). Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
LAKATOS, E.M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
NASIO, J-D. Cinco lições sobre a teoria de Jacques Lacan. Rio de Janeiro: Zahar, 1992.
MILLER, Jacques-Alain. Extimidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
A BÍBLIA SAGRADA. Tradução de João Ferreira de Almeida. Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
SILVA, M. A escuta das vozes na clínica da psicose. Revista Brasileira de Psicanálise, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 45-67, 2018.
SOUZA, J. O movimento dos ouvidores de vozes e suas contribuições para a saúde mental. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 2, p. 145-160, 2020.
TORRES, A. C. Escuta analítica e subjetivação na psicose. Psicanálise e Sociedade, Belo Horizonte, v. 30, n. 1, p. 78-102, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.