CONEXÕES DE SABERES: PERSPECTIVAS MULTIDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Luciene Batista Dourado Autor
  • Marly da Cunha Monteiro Autor
  • Graziely Gomes Vieira Autor
  • Zuleica Elenice Backes Autor

DOI:

https://doi.org/10.63330/aurumpub.002-012

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Educação Contemporânea, Conexões de Saberes, Formação Docente, Integração Curricular

Resumo

A construção do conhecimento no contexto educacional contemporâneo demanda estratégias pedagógicas que articulem múltiplas áreas do saber, promovendo uma visão integrada e contextualizada dos conteúdos curriculares. Este artigo propõe uma reflexão sobre a interdisciplinaridade na educação, analisando como a articulação entre diferentes áreas do conhecimento contribui para o desenvolvimento de competências críticas, cognitivas e socioemocionais dos estudantes. Com base em uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, fundamentada em revisão bibliográfica, foram analisados estudos que discutem as potencialidades e desafios da interdisciplinaridade no ensino fundamental e médio. Os resultados evidenciam que práticas pedagógicas interdisciplinares fomentam a construção de significados mais amplos e aprofundados, aproximando os conteúdos escolares das vivências e realidades dos estudantes. Contudo, obstáculos como a falta de formação específica para o trabalho interdisciplinar e a fragmentação do currículo ainda representam desafios para a implementação de práticas pedagógicas integradas. Conclui-se que promover conexões de saberes requer investimentos na formação docente, na flexibilização curricular e na criação de espaços para o diálogo entre áreas do conhecimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 09 mai. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB nº 5/2017. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: https://portal.mec.gov.br. Acesso em: 09 mai. 2025.

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 9. ed. Campinas: Papirus, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HORN, Daiane. A formação docente na educação infantil: desafios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação Infantil, v. 19, n. 2, p. 129-148, 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufrj.br. Acesso em: 09 mai. 2025.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SILVA, Amanda; BARRETO, Marília. A escuta ativa na educação infantil: perspectivas e desafios. Cadernos de Educação Infantil, v. 12, n. 1, p. 55-72, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br. Acesso em: 09 mai. 2025.

Downloads

Publicado

2025-05-13

Como Citar

CONEXÕES DE SABERES: PERSPECTIVAS MULTIDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. (2025). Aurum Editora, 199-208. https://doi.org/10.63330/aurumpub.002-012