CONEXÕES DE SABERES: PERSPECTIVAS MULTIDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.63330/aurumpub.002-012Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Educação Contemporânea, Conexões de Saberes, Formação Docente, Integração CurricularResumo
A construção do conhecimento no contexto educacional contemporâneo demanda estratégias pedagógicas que articulem múltiplas áreas do saber, promovendo uma visão integrada e contextualizada dos conteúdos curriculares. Este artigo propõe uma reflexão sobre a interdisciplinaridade na educação, analisando como a articulação entre diferentes áreas do conhecimento contribui para o desenvolvimento de competências críticas, cognitivas e socioemocionais dos estudantes. Com base em uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, fundamentada em revisão bibliográfica, foram analisados estudos que discutem as potencialidades e desafios da interdisciplinaridade no ensino fundamental e médio. Os resultados evidenciam que práticas pedagógicas interdisciplinares fomentam a construção de significados mais amplos e aprofundados, aproximando os conteúdos escolares das vivências e realidades dos estudantes. Contudo, obstáculos como a falta de formação específica para o trabalho interdisciplinar e a fragmentação do currículo ainda representam desafios para a implementação de práticas pedagógicas integradas. Conclui-se que promover conexões de saberes requer investimentos na formação docente, na flexibilização curricular e na criação de espaços para o diálogo entre áreas do conhecimento.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 09 mai. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB nº 5/2017. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: https://portal.mec.gov.br. Acesso em: 09 mai. 2025.
FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 9. ed. Campinas: Papirus, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HORN, Daiane. A formação docente na educação infantil: desafios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação Infantil, v. 19, n. 2, p. 129-148, 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufrj.br. Acesso em: 09 mai. 2025.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SILVA, Amanda; BARRETO, Marília. A escuta ativa na educação infantil: perspectivas e desafios. Cadernos de Educação Infantil, v. 12, n. 1, p. 55-72, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br. Acesso em: 09 mai. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luciene Batista Dourado, Marly da Cunha Monteiro, Graziely Gomes Vieira, Zuleica Elenice Backes (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.