A HISTORIOGRAFIA DO IMPÉRIO SOB UM OLHAR MARXISTA: SOBRE CLASSES SOCIAIS E REVOLUÇÃO EM O TEMPO SAQUAREMA
DOI:
https://doi.org/10.63330/aurumpub.018-018Palavras-chave:
Marxismos, Historiografia, Classe social, Revolução, Partido políticoResumo
Este texto tem por objetivo refletir sobre as influências marxistas na obra de Ilmar Rohloff de Mattos, O Tempo Saquarema. Com enfoque para as contribuições de Caio Prado Jr, Florestan Fernandes, Edward Palmer Thompson e Antonio Gramsci. A intenção é analisar como o pensamento de tais intelectuais contribuíram para a definição do que são os Saquaremas e do que se trata o “tempo saquarema”. Os dois primeiros foram fundamentais para a compreensão da realidade histórica e econômica do Brasil do século XIX para Mattos, os dois últimos forneceram os conceitos que são fundamentais para a definição dos Saquaremas. Desta forma, perceberemos como o uso dos conceitos de classe social e partido político, cunhados originalmente para realidades pós-industrializadas, parecem ser usados por Mattos como estratégia não só de compreensão da política no Brasil Imperial, mas também como uma tentativa de aceleração, de ver o que não se conseguia ver numa realidade não industrializada. Trata-se de um trabalho de história da historiografia, isto é, de análise de um texto que é uma narrativa histórica, da história olhando para si. A metodologia empregada é a de análise teórico-interpretativa, concebendo os fundamentos conceituais que dão sustentação para a obra de Mattos.
Downloads
Referências
BEIRED, José Luís Bendicho. A função social dos intelectuais. In: AGGIO, Alberto (Org). Gramsci, a vitalidade de um pensamento. São Paulo: Unesp, 1998.
CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem. Teatro de sombras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci. Proto Alegre; L&PM, 1981.
FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil. 2ª edição. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1976.
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
MATTOS, Ilmar Rohloff de. O Tempo Saquarema. 6ª edição. São Paulo: Hucitec, 2011.
MATTOS, Ilmar Rohloff de; ALBUQUERQUE, Luis Affonso Seigneur. Independência ou morte. A emancipação política do Brasil. 14ª edição. São Paulo: Atual, 2014.
MELO JÚNIOR, João Alfredo Costa de Campos. Edward Palmer Thompson (1924-1993). In: PRADA, Maurício (org.). Os Historiadores Clássicos da História. Volume 2. De Tocqueville a Thompson. Petrópolis; Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2013.
THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa. São Paulo: Paz e Terra,1987.
_________. La sociedade inglesa del siglo XVIII: lucha de clases sin clases? IN: Tradición, revuelta y consciência de classe. 2ª ed. Barcelona: Editorial Crítica, 1984.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.