DA SUSPEITA À RESTITUIÇÃO: HERMENÊUTICA, JUVENTUDE E FORMAÇÃO DE VALORES NA ERA DIGITAL: CONFERÊNCIA MINISTRADA PELO REV.MO PE. ARTHUR — AUDITÓRIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS — 19 DE AGOSTO DE 2025
DOI:
https://doi.org/10.63330/aurumpub.018-007Palavras-chave:
Hermenêutica da suspeita, Restituição, Paul Ricoeur, Juventude, Formação de valores, Mídia digital, Crise ética, Marx, Nietzsche, FreudResumo
Este ensaio propõe uma leitura hermenêutica da crise de valores entre os jovens contemporâneos, imersos na sobrecarga informacional e nas dinâmicas algorítmicas das mídias digitais. A partir da tradição crítica dos “mestres da suspeita” — Marx, Nietzsche e Freud —, o texto reconstrói as genealogias que deslegitimaram as certezas morais e religiosas da modernidade e discute seus efeitos sobre a subjetivação juvenil. Em diálogo com Paul Ricoeur, articula-se a necessidade de uma hermenêutica da restituição, capaz de reabilitar o sentido ético após o desmascaramento ideológico.
Metodologicamente, propõe-se um desenho misto de pesquisa (hermenêutico-fenomenológico, quantitativo e etnográfico digital) que permita compreender os processos interpretativos pelos quais os jovens constroem — ou fragmentam — seus valores. O estudo aponta para a urgência de políticas públicas e práticas educativas que unam alfabetização midiática crítica, reflexão ética e co-design juvenil, superando tanto o determinismo econômico quanto o niilismo moral.
A conferência conclui que a tarefa hermenêutica do nosso tempo é dupla: suspeitar das ilusões e restituir o sentido, transformando a crítica em práxis formadora e emancipatória.
Downloads
Referências
BAUER, M. A revolução sexual. Parte da contracultura dos anos 1960. Botões da revolução sexual. Em:Revolução Sexual.
BICALHO, Renata Almeida et al. Violência Simbólica e Homossexualidade: Um Estudo em Grandes Cidades Brasileiras.Revista de Psicologia e Negócios do Extremo Oriente, n. 5, v. 1, 2011.
BRASIL. Lei nº 15.211, de 17 de setembro de 2025. Altera a Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014, que estabelece o Marco Civil da Internet.
CENCI, F.Da Genealogia da Moral à Moral do Ressentimento: A Crueldade nos Bons Costumes. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 26, n. 3, 2006.
DANTAS, P. O papel das políticas públicas no combate ao discurso de ódio na Internet.
Agência Gov, 2024.
GALIANA-MOLINA, R.; JULIÁN, M. Influência do consumo de pornografia na comissão de.Artigos do Psicólogo, v. 46, n. 2, 2025.
GOVERNO DO BRASIL. Governo reforça ações para combater violência sexual contra crianças e adolescentes na internet. Agência Gov, 2025.
LEFRANC, J.Compreender Nietzsche. São Paulo: Vozes, 2005.
LOSSO, R. M. P. Mídia e Sexualidades: breve panorama dos estudos de mídia. navi.ufsc.br, 2017.
MACHADO, L. C. P. Plataformas digitais devem ser reguladas para coibir discurso de ódio.
Senado Notícias, 2023.
PORTAL BRASIL. Políticas para combater discurso de ódio nas plataformas digitais é tema de diálogo entre Direitos Humanos e União Europeia. Agência Gov, 2024.
REICH, William.A Revolução Sexual. Nova York: Farrar, Straus e Giroux, 1945.
SENA, Tito. Os relatórios Kinsey: práticas sexuais, estatísticas e. Fazendo Gênero 9, 2010.
LEFRANC, Jean.Compreender Nietzsche. Trad. Lucia M. Endlich Orth. São Paulo: Vozes, 2005.
NIETZSCHE, Friedrich.A Genealogia da Moral: Uma Polêmica. Trad. Paulo César Lima de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
RICŒUR, Paul. A consciência como problema, os mestres da suspeita. In: O Conflito das Interpretações: Ensaios de Hermenêutica. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda., 1988.
ALVES, Rubem Azevedo. O Suspiro dos Oprimidos. São Paulo: Paulus, 1999.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6023: informação
e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 10520:
informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002. BOTTOMORE, Tom.Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. ELSTER,John.Marx, Hoje. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
MARX, Carlos.A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, Karl. Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel (1844). In: Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2010.
MÉSZÁROS, István.O conceito de alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, 2006.
RICŒUR, Paul. A consciência como problema, os mestres da suspeita. In: O Conflito das Interpretações: Ensaios de Hermenêutica. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda., 1988.
SARTRE, Jean-Paul. Questão de Método. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
WEBER, Máx.A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.