A RECUPERAÇÃO PARALELA DE APRENDIZAGEM E SEUS DESAFIOS NO ÂMBITO DE UMA ESCOLA PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO DA EEEP FRANCISCO PAIVA TAVARES
DOI:
https://doi.org/10.63330/aurumpub.011-035Palavras-chave:
Recuperação paralela, Avaliação formativa, Aprendizagem, Ensino médio, Escola profissionalResumo
Este artigo analisa o processo de recuperação paralela de aprendizagem na EEEP Francisco Paiva Tavares, a partir de um estudo de caso desenvolvido com professores e estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. A pesquisa teve como objetivo compreender as percepções dos sujeitos envolvidos e a efetividade das estratégias adotadas para sanar dificuldades de aprendizagem. Foram utilizados questionários com questões objetivas e subjetivas, aplicados a treze professores e quinze estudantes com bom desempenho acadêmico. Os resultados evidenciaram avanços na organização e ampliação do acesso à aprendizagem, mas também revelaram desafios relacionados à sobrecarga na rotina escolar, percepção distorcida dos estudantes sobre o processo e dificuldades no engajamento contínuo. A análise mostrou a importância de alinhar práticas pedagógicas com os princípios da avaliação formativa e da equidade, promovendo a recuperação como instrumento de aprendizagem real e não apenas de compensação de notas.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
DUTRA, Glênon; MARTINS, Maria Inês. A recuperação paralela no ensino de física: o que pensa o professor? Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ensaio/a/G3wvccRjdKFcP8wyswJbPMn/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 9 out. 2024.
FREITAS, M. C.; MARINHO, D. R. A recuperação paralela como estratégia de garantia da aprendizagem. Revista Educação e Formação, Fortaleza, v. 5, n. 15, p. 234–245, 2020.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 26. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fernando Barbosa Pontes Filho, Francisco de Assis Bento da Silva, José Alci de Sousa Silva Junior, José Jackson Pereira da Rocha, Luiz Anastácio da Cruz (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.