ANÁLISE DOS DISCURSOS DIRETOS E INDIRETOS NO CONTO “MARIA” DE CONCEIÇÃO EVARISTO SOB À LUZ DAS GRAMÁTICAS FUNCIONAIS

Autores/as

  • Andreluza de Fátima Rodrigues Coelho Autor
  • Aurora de Castro Pantoja Autor
  • Mariane de Fátima Rodrigues Coelho Autor
  • Cindy Izabelle Hage Pantoja Autor
  • Elizete Ferreira Morais Barbosa Autor
  • Nayara Karine Silva de Souza Autor
  • Thacila Mikaellen Mendes da Cunha Autor

DOI:

https://doi.org/10.63330/aurumpub.012-030

Palabras clave:

Discurso direto, Discurso indireto, Discurso indireto livre, Gramática funcional, Conceição Evaristo, Análise do discurso

Resumen

Este artigo analisa os discursos direto, indireto e indireto livre no conto Maria, de Conceição Evaristo, a partir da perspectiva da gramática funcional. Utilizando os pressupostos teóricos de Moura Neves, Halliday e Travaglia, a pesquisa tem como objetivo compreender como a autora utiliza diferentes formas de discurso para expressar subjetividade, opressão e resistência. A metodologia adotada é qualitativa, de base interpretativista, com análise textual aplicada a trechos do conto selecionados conforme critérios discursivos e funcionais. Os resultados indicam que os tipos de discurso empregados no texto cumprem funções comunicativas distintas: o discurso direto aproxima o leitor da experiência vivida pela personagem; o indireto evidencia a mediação e o julgamento social; e o indireto livre revela o fluxo interno da consciência da protagonista. Conclui-se que a gramática funcional fornece instrumentos valiosos para entender o papel da linguagem na construção literária de vozes marginalizadas e que essa abordagem pode contribuir significativamente para o campo da análise do discurso e da literatura contemporânea.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

DIK, Simon C. The Theory of Functional Grammar. 1. ed. Berlin: Mouton de Gruyter, 1997.

EVARISTO, Conceição. Olhos d’Água. Rio de Janeiro: Pallas, 2014.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, Christian M. I. M. Halliday’s Introduction to Functional Grammar. 4. ed. London: Routledge, 2014.

ILARI, Rodolfo; BASSO, Karen Tetzner. Discurso indireto e indireto livre: entre fala e pensamento. Cadernos de Linguística Aplicada, v. 26, n. 2, p. 337-357, 2006.

KOCH, Ingedore Villaça. A coerência textual. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

MOURA NEVES, Maria Helena de. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MOURA NEVES, Maria Helena de. Texto e Gramática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1.º e 2.º graus. São Paulo: Cortez, 2003.

Publicado

2025-08-14

Cómo citar

ANÁLISE DOS DISCURSOS DIRETOS E INDIRETOS NO CONTO “MARIA” DE CONCEIÇÃO EVARISTO SOB À LUZ DAS GRAMÁTICAS FUNCIONAIS. (2025). Aurum Editora, 375-387. https://doi.org/10.63330/aurumpub.012-030