TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS PARA RECUPERAÇÃO DE ECOSSISTEMAS LITORÂNEOS IMPACTADOS PELO DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO NO NORDESTE BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.63330/aurumpub.012-004Palavras-chave:
Remediação, Bioengenharia, CosteiraResumo
Este capítulo de livro busca por meio de uma revisão bibliográfica abrangente, evidenciar as pesquisas mais recentes na área de biorremediação dos impactos gerados pelo derramamento de óleo com utilização de novas tecnologias. O principal intuito é voltado aos progressos recentes na recuperação de zonas litorâneas, no tratamento dos ecossistemas, e na utilização de alternativas sustentáveis. Busco apresentar e discutir alguns dos argumentos, sobreposições, contraposições e lacunas que fizeram parte do debate em torno da preservação de ambientes costeiros no Brasil. São debatidos diversos tipos de alternativas, suas vantagens e desvantagens. Como biorremediação, adsorção, bioventilação, entre outros. Conclui-se que, são mencionados os desafios atuais, as perspectivas futuras e por meio de tecnologias inovadoras, é possível explorar e melhorar cada vez mais as capacidades dos fungos na remediação de águas residuais, em ambiente costeiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Vitor da Silva Chagas, Rayanne Nascimento Rocha Barbosa, Elannie Salvina Costa da Silva, Leidson Ramos de Sousa, Itamar Victor de Lima Costa (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.