USO DO CANVA NA ANÁLISE LITERÁRIA DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Bernardo José Mainardes Bayer Autor
  • Tatiane Morais dos Reis Autor
  • Leociléa Aparecida Vieira Autor

DOI:

https://doi.org/10.63330/aurumpub.032-004

Palavras-chave:

Altas habilidades/superdotação, Infográficos, Canva, Análise literária, Tecnologias digitais

Resumo

Este estudo analisa o uso de infográficos produzidos com o aplicativo Canva como estratégia pedagógica para a análise de obras literárias por estudantes do Ensino Médio identificados com altas habilidades/superdotação (AH/SD) na área de linguagens. Apoiado em fundamentos teóricos sobre superdotação (Renzulli; Gardner; Virgolim), educação inclusiva, multiletramentos e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), a pesquisa busca compreender de que maneira a produção de artefatos multimodais pode potencializar a criatividade, a autoria e a análise crítica desses estudantes, ao mesmo tempo em que favorece a escrita colaborativa com colegas com diferentes perfis de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, configurada como estudo de caso múltiplo, desenvolvida com turmas do Ensino Médio nas quais os estudantes produziram infográficos no Canva para sistematizar e interpretar quatro obras literárias brasileiras: A hora da estrela, de Clarice Lispector; Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Torto arado, de Itamar Vieira Júnior; e Vidas secas, de Graciliano Ramos. Os resultados indicam que o uso do Canva para a produção de infográficos literários contribui para o enriquecimento curricular, para o desenvolvimento de competências linguísticas e multimodais e para a construção de um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e motivador (Utami; Djamdjuri, 2021), desde que haja planejamento intencional e mediação docente que reconheça e valorize o potencial dos estudantes com altas habilidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2017.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília, DF, 2018.

FERREIRA, Líllian Franciele Silva; SILVA, Vanessa Maria Costa Bezerra. O uso do aplicativo Canva Educacional como recurso para avaliação da aprendizagem na Educação Online. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, e707986030, 2020.

FREITAS, Soraia Napoleão; PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera. Altas habilidades/superdotação: esclarecendo conceitos, desmistificando preconceitos. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 23, n. 37, p. 369-384, 2010.

KRESS, Gunther. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010.

LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

NEIHART, Maureen. The social and emotional development of gifted children: what do we know? 2. ed. New York: Routledge, 2016.

RAMOS, Graciliano. Vidas secas. Rio de Janeiro: Record, 2019.

ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. p. 7-17.

SANTAELLA, Lúcia. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

VIEIRA JÚNIOR, Itamar. Torto arado. São Paulo: Todavia, 2019.

UTAMI, Yulinda; DJAMDJURI, Dewi Suriyani. Students’ motivation in writing class using of Canva: students’ perception. English Journal, v. 15, n. 2, 2021.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Publicado

2026-01-28

Como Citar

USO DO CANVA NA ANÁLISE LITERÁRIA DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. (2026). Aurum Editora, 42-57. https://doi.org/10.63330/aurumpub.032-004